vide
Ramon, do Bahia, é destaque e uma esperança de craque
Foto: A Tarde
Terminada a primeira fase do Campeonato Baiano de Futebol, nesse domingo, classificaram-se oito times para a segunda fase, com chances de disputar o título.
Pelo grupo um, classificaram-se, pela ordem, o Bahia de Feira, o Bahia em segundo lugar, o PP Vitória da Conquista e o Atlético de Alagoinhas. Eles jogarão entre si, em partidas de ida e volta, e apenas os dois primeiros colocados passam para as semifinais.
Pelo grupo dois, classificaram-se o Vitória, em primeiro, o Feirense, Serrano e Camaçari, que se enfrentarão. Apenas dois passam adiante.
*
Essa segunda fase do campeonato começa no próximo domingo. O Bahia vai a C
Conquista enfrentar o PP Vitória da Conquista. O Bahia de Feira pega o Atlético, em Alagoinhas.
Pelo grupo do Vitória, o rubronegro vai a Camaçari enfrentar o time do Polo, e o Feirense mede forças em campo contra o Serrano.
Teoricamente o grupo do Bahia é mais difícil, pois Bahia de Feira, Atlético e PP Vitória da Conquista fizeram mais pontos que os adversários do Vitória(Feirense, Serrano e Camaçari) .
*
Num rápido balanço dessa primeira fase, foi uma etapa de jogos tecnicamente sofríveis. Pouquíssimos destaques : talvez o Nikão, do Vitória e o Ramon, do Bahia. Mas, apontem-me um craque, um jogador diferenciado. Não temos. Foi um futebol pobre de técnica e paupérrimo de público, arquibancadas vazias.
*
A grande decepção, sem dúvida, foi o Fluminense de Feira, que não se classificou e vai para um torneio - da morte ou da esperança? - com Colo-Colo, Juazeiro e Ipitanga. Dois deles caem para a segunda divisão do campeonato baiano do próximo ano. Uma queda seria o fim de linha para os ‘Touros do Sertão'.
*
Destaque negativo, insisto, para as arbitragens baianas. Nossos árbitros até conhecem as regras, mas nada sabem de futebol. Os bandeiras, então...
Mais do que apontar os erros, alguns graves em certos jogos, o pior é a falta de critérios dos árbitros, as más interpretações de jogadas, o jogo preso, parado seguidamente por faltinhas simuladas, a distribuição farta de cartões amarelos... alguns são ‘sopradores de apito' apenas.
*
Então, para essa fase que começa no domingo, a torcida espera arbitragens mais criteriosas, mais seguras, juízes apitando sem medo. Erros sempre vão acontecer, é humano, e jogo de bola é como na roda da vida... erramos desde que nascemos. Mas é preciso deixar a bola rolar, deixar a vida levar...
*
O torcedor espera, sobretudo, um melhor futebol em campo. A bola mais jogada. Bons passes, mais chutes em gol, dribles, jogadas tramadas, ousadias, inteligência, malícia em campo...
É o craque, o ídolo que enche os estádios. Hoje não temos craques diferenciados no futebol baiano. .. infelizmente. Quem sabe pinta algum nessa fase final?
Cito o cronista e ex-craque Tostão : Ver o Barcelona jogar, ver Neymar , Lucas e Ganso em campo, para quem gosta de futebol, são coisas pelas quais vale a pena viver.
*
Os jogos domingueiros
Na tarde de domingo, diante de menos de 10 mil pessoas em Pituaçu, o tricolor venceu pelo placar de 1 x 0 o Serrano de Conquista, gol do garoto Rafael, de cabeça. O Bahia teve o domínio do jogo, tocou bem a bola, mas perdeu inúmeras chances de golear.
O time arrumou a defensiva com Omar no gol e o bom Thiego na zaga. Melhorou muito o toque de bola no meio campo com a presença de Ramon e de Tressor Moreno, mas está chutando pouco e mal no gol adversário. Valeu o placar pela classificação do time. Mas ainda é pouco para encher os olhos do torcedor.
*
O Vitória foi a Ilhéus e em menos de cinco minutos já fazia 2 x 0, com dois gols de Elkesson. O time de Ilhéus não teve forças para reagir, perdeu por 3 x 1 (ELkesson fez mais um e voltou a jogar bem, mais avançado).
O rubronegro da capital Vitória foi o melhor time da primeira etapa... o que mais pontuou. O Bahia de Feira foi o segundo melhor em aproveitamento.
Mas na nova etapa, que começa domingo, tudo zerado. Todos têm chances e as partidas tendem a ser mais disputadas, abertas, porque serão jogos decisivos, quem perder, não pontuar termina caindo fora. Teremos mais emoção.
*
Numa avaliação ligeira, para a próxima fase, o Vitória é favorito. O time parece melhor arrumadinho a cada jogo, com bons laterais (Nino e Eduardo), uma defesa afinada (ALisson e Leo Fortunato) e um ataque rápido, que tem feito gols.
O Bahia de Feira tem uma equipe bem estruturada coletivamente e é difícil de ser batida, sobretudo no Joia da Princesa. O time é bem treinado, tem um ótimo goleiro (Jair) e um ataque insinuante. O Bahia da capital melhorou depois de chegada do treinador Benazzi e vem crescendo de produção nos últimos jogos. É, disparado, o time mais caro do campeonato. Com o entrosamento chegando, tende a chegar às finais, é o que o torcedor espera. Entendo que são os três melhores, até agora, e candidatos ao titulo de campeão de 2011.