Esporte

RONALDO VIRA "EMBAIXADOR" DE SP PARA SEDIAR ABERTURA DA COPA 2014

VIDE
| 17/02/2011 às 09:27
Ex-jogador Ronaldo recebe medalha ao mérito esportivo do governador Geraldo Alckmin
Foto: Eduardo Anizelli

Mal pendurou as chuteiras, Ronaldo volta a ser protagonista. Mas, desta vez, nos bastidores. Ontem, o carioca foi oficialmente nomeado novo membro do comitê paulista para a Copa de 2014.


Sua nomeação surge em um momento decisivo para a sede, que ainda não consolidou totalmente a forma de financiamento da arena em Itaquera, mas aspira abrigar o jogo inaugural do Mundial.


A cidade é uma das sedes mais atrasadas em relação ao cronograma da Fifa.

"É uma honra ajudar o governo paulista a fazer de São Paulo a melhor sede da Copa de todos os tempos. Espero contribuir agora fora de campo", disse o ex-jogador, em evento do comitê realizado ontem no Museu do Futebol.


De acordo com integrantes do órgão, o ex-atleta recebeu o convite do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na quinta-feira passada e o aceitou prontamente.

Alckmin não é o primeiro tucano de quem o Fenômeno se aproxima. O ex-jogador tem relações estreitas com Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais e grande aliado do presidente do Comitê Organizador Local e da CBF, Ricardo Teixeira.


A Folha apurou que Ronaldo será uma espécie de embaixador do comitê e poderá amenizar a imagem desgastada da sede paulista. A cidade teve sua primeira opção de estádio o Morumbi excluída pela Fifa e ainda patina para viabilizar a nova arena do Corinthians.


A força do maior artilheiro de todas as Copas será usada pelo governo paulista para, no mínimo, atrair a simpatia da Fifa, que ainda precisa ratificar a cidade como sede da abertura do Mundial-2014.


Ontem, Ronaldo já deu uma mostra de sua influência. Durante a cerimônia, trocou cochichos com seu antigo desafeto, Ricardo Teixeira. Publicamente, paparicou o cartola, dizendo ser "um dos melhores presidentes" com quem já trabalhou.


A marca Ronaldo também deve ser fundamental para ajudar seu ex-clube, o Corinthians, a fechar a engenharia financeira para a arena. O ex-atleta deve utilizar seus contatos para atrair recursos para a Copa em São Paulo.


Sua rede de amizades e sua empresa, a 9INE, deverão tentar captar parceiros para o estádio. Por exemplo, atrair empresas interessadas em adquirir os naming rights do Itaquerão. Ricardo Teixeira disse ontem contar com a arena pronta para a Copa das Confederações, em 2013.

(BERNARDO ITRI
DO PAINEL FC
MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO)