Esporte

BAHIA SAUDADO PELA TORCIDA COMO TIME DE TERCEIRA, POR ZÉDEJESUSBARRETO

vide
| 13/02/2011 às 20:14
Neymar e Lucas comemoram o título do Sul-Americano sub-20, celeiro de craques
Foto: Reuters
‘Terceira, time de terceira!!!'

Assim gritava, em coro, o magote de torcedores do Bahia que foi ao Estádio Armando Oliveira e testemunhou mais uma lastimável exibição do time tricolor, que levou 3 x 2 do Camaçari, com falhas absurdas da defesa e, sobretudo, do goleiro Tiago - que , definitivamente, queimou seu filme com a torcida: Tiago, nunca mais!

Com o resultado, o Bahia fica a cada jogo mais distante de uma classificação para disputar as finais do Campeonato Baiano, no ano em que completa oito décadas de sua fundação. Só frustração e revolta do torcedor com os resultados obtidos pela equipe (?) até agora e com as contratações feitas pela diretoria. Até agora, não têm jogado nada.

A moral do time está lá em baixo. O Bahia soma somente sete pontos na tabela de classificação, em penúltimo lugar do Grupo Um. São quatro derrotas, quase seguidas, pelo ‘Baianão', um fato inusitado na história do tricolor. No meio dessa semana o Bahêa vai a Sergipe, estrear pela Copa do Brasil, contra o São Domingos. E , no domingo, pega o Vitória em Pituaçu. A galera teme. Treme!

*

Ontem, nos bastidores, já se falava na contratação do treinador Mário Sergio, aquele mesmo que foi ponta-esquerda e ídolo do rubro-negro na década de 1970. Detalhe: o polêmico Mário Sérgio é conselheiro da Vitória, até hoje. Suas últimas experiências como treinador foram desastrosas. Mas... depois da queda de Rogério Lourenço (após a derrota de 3 x 1 no BA Vi), a diretoria do Bahia contatou com Vadão, Geninho, PC Gusmão ... e não acertou nada.

Chiquinho de Assis assumiu interinamente a função de treinador, mas o time não reage, não joga, não vibra, não acerta. Quando está melhor em campo toma gols tolos, em falhas estúpidas da zaga e do goleiro; os defensores não confiam no arqueiro e vice-versa. A torcida não confia mais em nada. O fato é que toda bola que vai na direção da meta tricolor entra. Impressionante!

*

O jogo foi um baba

O tricolor começou bem, tinha o controle do jogo e fez 1 x 0 aos 16 minutos, depois de uma bola alçada na área; a zaga vacilou no corte e a bola sobrou pra o aparvalhado e grandalhão Souza, na pequena área: 1 x 0. Mas, dois minutos depois, numa cobrança de falta pelo alto a defesa do Bahia parou pedindo impedimento que não existiu, o goleiro não saiu do gol e o zagueiro Marins, de cabeça, empatou: 1 x 1.

O primeiro tempo foi ruim, tecnicamente. A bola quicava nervosa, o Camaçari apertava a marcação e o tricolor não conseguia trocar dois passes. Aos 45 minutos, o lateral Éder cobrou fechado um escanteio e o goleirinho Tiago atrapalhou-se , socando a pelota pra dentro de suas próprias redes: 2 x 1.

Logo no início da segunda etapa, o meia Camacho enfiou uma bola longa para Jones, que acabara de entrar, e o atacante enfiou a canhota acertando o canto, empatando o jogo: 2 x 2. O ‘time do Polo' apenas se defendia, satisfeito com o placar. Já o Bahia buscava o ataque mas se atrapalhava com a bola, errava passes, criava pouco. Depois dos 40 minutos, o lateral Éder bateu uma falta da lateral, despretensiosamente, a bola cruzou a área e morreu no canto inferior oposto do vaiado goleiro tricolor . A zaga pesadona e o ‘guarda-metas' Tiago sequer reagiram : 3 x 2.

Recadinhos básicos do torcedor: O goleiro é fraquíssimo, compromete. Na zaga, Luizão não deve atuar ao lado de Tite: os dois são altões, pesados, iguais. É necessário um zagueiro mais ágil e mais inteligente por ali. O lateral direito Marcos não está melhor do que Madson, o júnior. O meio campo Jataí é inferior a Marconi, limitadíssimo no passe. Boquita não entra em forma. Camacho acerta alguns passes mas não disputa o jogo no corpo, não consegue prender a bola no meio campo. Ananias não deve ficar de fora. Souza, com aquele corpanzil, mas parece um lutador de boxe peso pesado. O atacante Pedro Beda é uma piada. Cadê treinador ?

O bicho está pegando pras bandas de Itinga!

*
Na trilha do Penta

Enquanto o Bahia dá pra trás, o Vitória se deu bem no jogo dos melhores times do campeonato, até agora: enfiou 3 x 1 no Atlético de Alagoinhas, no Barradão, passeando. A torcida começa a salivar pelo histórico penta baiano. Tá pintando, o time vem crescendo a cada jogo.

Viáfara fez 1 x 0 cobrando pênalti, aos 17 minutos, mas a zaga rubro-negra vacilou numa saída de bola, o meia Fausto tomou a bola, cruzou e Maurício Pantera enfiou a cabeça, empatando.

No segundo tempo, só deu Vitória. Aos 9', Viáfara bateu novo pênalti mas acertou a trave. Minutos depois, Uéliton ‘acendeu um foguete', de falta, no ângulo e fez 2 x 1, um golaço! Aos 23', a zaga de Alagoinhas deu uma ratada e Neto Baiano aproveitou a rebarba, na grande área: 3 x 1.

O Vitória é líder do seu grupo, está praticamente classificado para a próxima fase do Campeonato Baiano. O rubro-negro estréia, no meio da semana, pela Copa do Brasil, na Paraíba. Domingo, tem Ba Vi, em Pituaçu, o rubro-negro com a moral lá em cima!

*
Campeonato falido

Não passa de duas mil pessoas a média de público nos estádios, no falido Campeonato Baiano. Domingo, no Barradão, pouco mais de cinco mil pagantes nas arquibancadas. Em Camaçari, no jogo do Bahia, menos de mil torcedores espiando. Dá pra fazer futebol assim ?

Continuo afirmando: Sem Ypiranga, Galícia, Leônico, Botafogo ... o campeonato baiano é pura decadência, cada ano sai pior !

*

Outros resultados

No clássico de Feira de Santana, o Bahia venceu o Fluminense, 1 x 0. Ótima campanha do tricolor do sertão, o genérico Bahia fazendo mais efeito.

O Serrano, em Conquista, venceu o Colo=Colo de Ilhéus, 1 x 0. No jogo de Senhor do Bonfim o Ipitanga meteu 2 x 1 no Juazeiro. No sábado, o Feirense derrotou o Vitória da Conquista, 1 x 0

Viva a ‘Geração de Ouro', de olho na Copa 2014

Na madruga do sábado para domingo, o Brasil sagrou-se Campeão Sulamericano Sub-20, enfiando uma histórica e inédita goleada de 6 x 0 no Uruguai. A garotada carimbou o passaporte para as Olimpíadas de Londres, com um show de bola dessa nova geração de jogadores brasileiros comandada por Neymar e Lucas, meninada de ouro.
Acabado o jogo, o torcedor entusiasmado comentava: O verdadeiro futebol brasileiro vive! Não morreu, apesar da ação dos treinadores, dos empresários, dos cartolas ... que só pensam em segurar emprego e encher os bolsos com as novas promessas e revelações.

Parabéns para o trabalho do treinador Ney Franco. O time jogou sério, unido e tocando, jogando bola, sem entrar na catimba e nas provocações dos uruguaios!
Além de Neymar ( um craque espetaculoso, do Santos) e de Lucas (um craque objetivo, do São Paulo), o time apresentou ainda jogadores de alto nível como o lateral Danilo e os meias Casemiro, Fernando e Oscar... Essa meninada, se ficar por aqui até a Copa de 2014... vai dar samba. Neymar e Lucas devem ser titulares do time de Mano Menezes, já!

O futebol brasileiro continua como o grande celeiro de craques do planeta.