Esporte

GOLEIRO KIDIABA PEGA TODAS E INTERNACIONAL LEVA 2X0 DO MAZEMBE

vide
| 14/12/2010 às 15:04
Celso Roth cobra de R. Sobis, mas gol que é bom Kidiaba não deixou fazer
Foto: AP

Considerado o favorito para chegar à final do Mundial de Clubes, o Inter-RS foi surpreendido e perdeu para o Mazembe, da República Democrática do Congo, por 2 a 0, nesta terça-feira, no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, pela fase semifinal da competição.


Hassan Ammar/AP
Jogadores do Mazembe comemora gol de Kabangu, o primeiro sobre o Inter, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
Jogadores do Mazembe comemora gol de Kabangu, o primeiro sobre o Inter, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

Com o resultado, o Mazembe, que já havia surpreendido o Pachuca-MEX por 1 a 0, na última sexta-feira, pelas quartas de final, chega pela primeira vez à decisão do torneio. A equipe africana vai encarar na final o vencedor do duelo entre Inter de Milão e Seongnam, da Coreia do Sul, que se enfrentam na quarta-feira, às 14h. O time sul-coreano estreou nas quartas de final, quando venceu o Al Wahda, dos Emirados Árabes por 4 a 1, no sábado.

A decisão do torneio está marcada para o próximo sábado.

Com a derrota, o Internacional perde a chance de lutar pelo bicampeonato da competição. Em 2006, a equipe colorada conquistou o título ao ganhar do Barcelona por 1 a 0.

No jogo desta terça-feira, o técnico do Inter, Celso Roth, repetiu a mesma formação utilizada nos últimos treinamentos. Ele montou o sistema defensivo com Nei, Bolívar, Índio e Kleber. O meio de campo teve Guiñazu, Wilson Mathias, Tinga e D'Alessandro. Rafael Sóbis e Alecsandro formaram o setor ofensivo.

O treinador deixou o meia-atacante Giuliano no banco de reservas. Talismã na conquista do bicampeonato na Taça Libertadores da América, o jogador entrou na etapa complementar e deu um novo ritmo para a equipe. No entanto, não o suficiente para levar o Inter à final da competição.

O JOGO

O Inter entrou em campo sem sentir o peso da responsabilidade. Com isso, a equipe dominou o início da partida. Já o Mazembe marcava atrás da linha da bola e apostava nos contra-ataques.

Melhor em campo, o clube gaúcho criou três grandes oportunidades de gol. Na primeira, após uma boa troca de passes, Alecsandro recebeu na esquerda e cruzou para Rafael Sobis que, livre, concluiu e exigiu excelente defesa do goleiro Kidiaba. Aos 19min, Kleber cobrou falta e Índio subiu sozinho e cabeceou, a bola passou por toda a linha do gol e não entrou. Dois minutos depois, Tinga, de cabeça, desperdiçou boa chance.

Com o passar do tempo, o Inter caiu de rendimento. Apesar de manter o domínio territorial, o time gaúcho não conseguiu ameaçar o goleiro Kidiaba. Já o Mazembe arriscava chutes de longa distância, mas não levava perigo ao gol de Renan.

No segundo tempo, o Internacional não conseguiu reeditar o início da etapa inicial. A equipe sentia a falta de uma maior participação do argentino D' Alessandro, que sumido pouco produzia.

Com o time gaúcho errando muito, o Mazembe aproveitou e abriu o placar. Aos 8min, Kabangu recebeu na entrada da área, dominou e colocou no canto, abrindo o placar: 1 a 0.

Seis minutos depois, o Inter teve a chance de empatar. Rafael Sóbis invadiu a área e encheu o pé para boa defesa de Kidiaba.

Perdendo a partida, Celso Roth fez duas alterações. Leandro Damião entrou no lugar de Alecsandro, enquanto Giuliano substituiu Tinga. O Inter ganhou em movimentação e quase empatou. Aos 24min, Giuliano saiu na cara do gol, mas Kidiaba fez grande defesa.

Roth ainda colocou Oscar, ex-São Paulo, no lugar de Rafael Sóbis.

Com o passar do tempo, os jogadores do Inter passaram a ficar nervosos. Com isso, o Mazembe aproveitou e aumentou o placar. Aos 40min, Kaluyituka arriscou e mandou no canto, aumentando o placar e definindo a partida: 2 a 0.