Esporte

AMÉRICA MINEIRO É 4º CLASSIFICADO PARA RETORNAR A PRIMEIRA DIVISÃO

vide
| 27/11/2010 às 20:04
América segura empate com a Ponte e se classifica. Bahia perde para Bragantino.
Foto: GE

O América-MG é o quarto promovido à Série A do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, o clube mineiro conseguiu segurar o empate por 0 a 0 com a Ponte Preta, em Campinas, e obteve a última vaga à principal divisão do futebol nacional ao somar 63 pontos.


Campeão da Série C na temporada passada, o time mineiro foi um dos mais regulares de toda a Série B. Apareceu no G-4 pela sexta vez na 22ª rodada do campeonato e não saiu mais. O empate no Estádio Moisés Lucarelli era o que América-MG precisava para se manter na quarta posição, mesmo com a vitória da quinta colocada Portuguesa sobre o Sport.


Já a Ponte Preta termina a competição na 14ª posição da tabela com 48 pontos ganhos. A equipe chegou a brigar por uma vaga no G-4, aparecendo na zona de acesso em seis rodadas, mas caiu de rendimento na parte final do campeonato e terá que disputar a Série B novamente na próxima temporada.


O jogo -
Apesar das promessas do técnico Mauro Fernandes que o América-MG jogaria para vencer, a equipe iniciou a partida de forma sonolenta, dando espaços para a Ponte Preta dominar a posse de bola no meio de campo e criar as principais jogadas ofensivas.


A primeira boa oportunidade da Ponte Preta aconteceu aos 18 minutos de jogo. Após cobrança de falta na área, o zagueiro Gabriel tentou cortar de cabeça, mas quase marcou contra, mandando a bola no travessão.


As poucas oportunidades do América-MG foram criadas pelo veterano Fábio Júnior, como aos 26 minutos de partida, quando aproveitou sobra de bola na entrada da área e bateu forte. Bem colocado, Gilson fez a defesa.


O time campineiro chegou bem novamente aos 35 minutos, com Daniel Lovinho. O atacante recebeu passe na direita, deixou para trás dois defensores antes de invadir a área e fazer o disparo rasteiro, para defesa segura do goleiro Flávio.


A segunda etapa começou com dinâmica diferente. O América-MG adotou postura mais ofensiva e chegou com perigo já aos oito minutos de jogo, com Hélton Luiz. O volante interceptou passe e arrematou com perigo. No contragolpe, a Ponte quase abriu o placar, mas Flávio mandou para escanteio o tiro efetuado por Reis dentro da área.

Aos 12 minutos, Gilson salvou a Ponte Preta. Sheslon foi lançado em velocidade, invadiu a área livre de marcação e bateu, mas o goleiro da Ponte Preta apareceu bem para manter o placar inalterado.


Os dois treinadores promoveram mudanças em suas equipes para tentar abrir o placar, mas a forte marcação superou a criatividade do setor ofensivo durante quase toda a partida. Com o fim do confronto se aproximando, o América-MG passou a reter a pose de bola e aguardou o árbitro Marcelo de Lima Henrique encerrar a partida e selar a volta do Coelho à Série A.


Com informações da Gazeta Esportiva



O Bahia encerrou sua campanha na Série B do Campeonato Brasileiro 2010 neste sábado, 27, com derrota para o Bragantino por 2 a 0, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Todos os gols da equipe paulista foram marcados no segundo tempo

O tricolor, que havia garantido há duas rodadas o acesso à primeira divisão, se despediu da competição na terceira posição, com 65 pontos ganhos, apenas dois pontos atrás do Figueirense, que bateu o Paraná por 4 a 2. Já o time do interior paulista terminou em oitavo lugar, com 53 pontos. Coritiba, Figueirense e América-MG também garantiram sua participação na Série A em 2011.

Ainda nos vestiários, quatro jogadores do Bahia foram cortados de última hora. Mendes, Gral, Diego Corrêa e Ávine tomaram um tranquilizante na viagem para São Paulo e o técnico Márcio Araújo foi obrigado a mudar o time. 

A festa na despedida do Bahia da Série B ficou apenas nas arquibancadas. Foto: Agência Estado.

O jogo - A primeira etapa marcou a maior presença ofensiva do Bragantino, que teve boas chances de abrir o marcador. Já o Bahia chegava com perigo sempre com jogadas de contra-ataques e chutes de longe. Mas com muitos passes errados, as duas equipes tiveram dificuldades de abrir o placar e foram para o intervalo sem marcar.

No segundo tempo, o time paulista voltou mais disposto e partiu com tudo para cima do tricolor. E, aos 06 minutos, Julio César mandou uma bomba de fora da área, a bola bateu no trave e Léo Jaime pegou o rebote para abrir o placar.


No fim, o Bragantino voltou a pressionar e o conseguiu mais um gol aos 29 mim. Após receber a bola livre na área, Tiaguinho fez o passe para Fabrício Carvalho ampliar. Mesmo com o revés, os torcedores do tricolor presentes no estádio caíram na festa comandada pelo cantor Ricardo Chaves.