Menos de um ano após as cenas de selvageria no Couto Pereira, na rodada decisiva do Campeonato Brasileiro de 2009 que definiu a queda do Coritiba à segunda divisão do futebol nacional, a torcida alviverde já pode comemorar novamente. Nesta terça-feira, os paranaenses tomaram um susto no final, mas venceram por 3 a 2 o Duque de Caxias, fora de casa, e garantiram com três rodadas de antecedência o retorno à Série A para o ano que vem.
Léo Gago, Enrico e Marcos Aurélio fizeram os gols que definiram a vitória e mantiveram a equipe do técnico Ney Franco isolada na ponta da Série B, com 67 pontos - faltando três jogos, a quinta colocada Portuguesa (56 pontos) não pode mais alcançar os líderes. Já o Duque, que descontou com Somália e Frontini, parou nos 49 pontos e não aspira a mais nada na competição.
Sabendo que poderia definir o acesso nesta terça, o Coritiba começou acelerado e abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo em um gol inusitado. Léo Gago cobrou falta com força da intermediária, a bola bateu no travessão, voltou nas costas do goleiro Lopes e entrou na meta da equipe carioca.
Impondo seu ritmo, os visitantes não demoraram para ampliar. Aos 20min, Leonardo chutou da esquerda e Lopes deu rebote; Enrico apareceu e mandou na trave. O próprio Enrico aproveitou a sobra do lance e completou para as redes.
Após Somália diminuir para o time da casa, aos 32min, o time alviverde recuou demais tentando segurar a vitória e cedeu espaço ao Duque. Após pressão dos cariocas, o susto veio aos 41min do segundo tempo, quando Frontini empatou o confronto em 2 a 2 e adiou temporariamente o acesso à elite.
Apenas três minutos depois, porém, Marcos Aurélio deixou a torcida do Coritiba aliviada. Após grande jogada individual de Tcheco, que passou por três marcadores, o atacante recebeu na área e tocou por cima de Lopes, sacramentando o triunfo fora de casa e o retorno do clube à primeira divisão.