Esporte

VITÓRIA GOLEIA VASCO EM RITMO FRENÉTICO, MAS SE MANTÉM ZONA DE PERIGO

vide
| 30/10/2010 às 18:00

Com o simples objetivo de escapar da Segunda Divisão em 2011, o Vitória cumpriu o seu papel neste sábado. Atuando no Estádio Barradão, o clube baiano venceu o Vasco pelo placar de 4 a 2 e conseguiu a reabilitação no Campeonato Brasileiro. O duelo ficou marcado pela fraca atuação do goleiro Fernando Prass, que falhou em dois gols do time da casa.


O resultado positivo deixa o Vitória com 37 pontos na tabela de classificação. O clube de Salvador ainda segue na parte de baixo da tabela, mas poderá terminar a 32ª rodada fora da degola, caso o Atlético-MG não vença o Botafogo. Por outro lado, o Vasco fica com 42 tentos somados.


Precisando do resultado positivo para afastar-se da zona de rebaixamento, o Vitória começou a partida impondo uma grande pressão sobre a defesa adversária. E, com apenas 2min de duelo, o time baiano foi recompensado. Adaílton invadiu a área vascaína pela direita, passou por dois marcadores e, de bico, concluiu sem chances para Fernando Prass.


A agressividade e velocidade do Vitória surpreendeu ao Vasco, que demorou cerca de 15min para acertar-se dentro de campo. Procurando neutralizar a ofensividade dos baianos, o clube carioca truncou o confronto e diminuiu o ritmo. Com vantagem no marcador, a equipe rubro-negra também forçou menos, aceitando o placar imposto logo no início do duelo.


Um pouco mais retraído, o Vitória passava a assustar o Vasco com arremates de longa distância. E justamente em uma tentativa de longe o clube da casa ampliou. Aos 40min, Elkesson chutou de fora da área e contou com a colaboração do goleiro Fernando Prass para ampliar o marcador.


O castigo levado pelo Vasco, no entanto, aumentou no último lance da primeira etapa. Aos 47min, após bola levantada para a área, o goleiro Fernando Prass tentou afastar, mas a bola saiu muito curta e na direção de Neto Coruja. Tranquilo, o defensor tocou de cabeça e viu a bola morrer na rede vascaína: 3 a 0 Vitória.


O ritmo avassalador dos baianos na primeira etapa acabou diminuído nos 45min finais. O ritmo mais lento do Vitória animou o Vasco, que diminuiu logo aos 3min. Depois de um levantamento para a área, o atacante Nunes subiu mais alto que a zaga adversária e iniciou a reação carioca.


Entretanto, o ímpeto do time de PC Gusmão acabou totalmente controlado pela equipe do Vitória, que apresentava grande capacidade de manter a posse de bola e ditar o ritmo de jogo. Dessa forma, a equipe comandada por Antônio Lopes encerrou qualquer chance de o rival reagir aos 11min.


Elkesson achou Júnior dentro da área. O centroavante passou com facilidade por Jádson Vieira e finalizou forte para decretar a goleada em Salvador. Contudo, nos acréscimos, Fumagalli diminuiu o marcador e evitou uma derrota elástica no Nordeste.

FICHA TÉCNICA

Vitória 4 x 2 Vasco

Gols
Vitória: Adaílton, aos 2min do primeiro tempo, Elkeson, aos 40min do primeiro tempo, Neto Coruja, aos 47min do primeiro tempo, e Junior, aos 11min do segundo tempo
Vasco: Nunes, aos 3min do segundo tempo, e Fumagalli, aos 46min do segundo tempo

Ponto Forte do Vitória
As jogadas pela direita de Adaílton

Ponto Forte do Vasco
A jogada aérea

Ponto Fraco do Vitória
Falhas consecutivas na marcação das jogadas aéreas vascaínas

Ponto Fraco do Vasco
O posicionamento defensivo, prejudicado, principalmente, pela falta de ritmo de Jádson Vieira

Personagem do jogo
Fernando Prass, que falhou no segundo e terceiro gols do Vitória

Lance polêmico
. Não houve