Nesta quinta-feira, o técnico Mano Menezes voltou a apostar em uma formação ofensiva, com Robinho, Alexandre Pato e Phillipe Coutinho atuando mais adiantados. Melhor tecnicamente, o Brasil teve o controle da partida, mas apresentou dificuldades na armação, além de ter sofrido com o forte calor em Abu Dabi.
Assim, a equipe dirigida por Mano Menezes criou poucas oportunidades de gol, mesmo diante da fragilidade do adversário. Além disso, o sistema defensivo cometeu algumas falhas e o Brasil teve a sua meta ameaçada. O Irã teve um gol mal anulado e acertou a trave da meta defendida por Victor uma vez.
Depois de derrotar o Irã em Abu Dabi por 3 a 0, a seleção brasileira segue para o continente europeu. A equipe voltará a jogar na próxima segunda-feira, às 15h45 (horário de Brasília), contra a Ucrânia, em amistoso a ser disputado no Pride Park Stadium, em Derby, na Inglaterra.
O JOGO
Apesar da diferença técnica entre as duas equipes, o Irã não se intimidou e se lançou ao ataque no início da partida. E aos 4 minutos teve um gol anulado. Após cobrança de lateral, Gholami recebeu um passe na área e finalizou para o gol, sem chance de defesa para o goleiro Victor. O árbitro, erroneamente, marcou impedimento do atacante iraniano.
Após o susto inicial, o Brasil passou a controlar o meio-de-campo e o jogo. E abriu o placar na sua primeira chance de gol. Aos 13 minutos, o lateral-direito Daniel Alves cobrou falta de longe e colocada, com a bola passando por cima da barreira. Ela tocou na trave antes de entrar no ângulo esquerdo do gol iraniano. O gol foi especial para o jogador do Barcelona, que completou quatro anos de seleção brasileira nesta quinta-feira.
Empolgado com a vantagem, o Brasil quase ampliou o placar em boa trama ofensiva aos 16 minutos. Robinho entrou na área pela direita e passou para Alexandre Pato, que finalizou rasteiro. A bola passou pelo goleiro iraniano, mas Nosrati salvou quase em cima da linha.
O Brasil envolvia a defesa do Irã e desperdiçou mais uma chance de gol aos 20 minutos. Robinho fez linda jogada na grande área ao passar por dois defensores e finalizou, acertando a trave esquerda do Irã. No rebote, Alexandre Pato, livre, finalizou de primeira, mas para fora.
Em vantagem, o Brasil diminuiu o ritmo e passou a trocar passes no meio-de-campo no restante do primeiro tempo. Assim, mesmo com toda a diferença técnica entre as duas equipes, a seleção dirigida por Mano Menezes foi ao intervalo com uma vantagem mínima.
Como na primeira etapa, o Irã assustou o Brasil nos minutos iniciais do segundo tempo. Aos três minutos, após cobrança de falta, Nekounan aproveitou bobeada da defesa brasileira e finalizou. A bola passou por Victor e bateu na trave. Ramires, quase em cima da linha, afastou o perigo.
O Brasil deu a sua resposta ao sete minutos. Em jogada de velocidade, Robinho passou para André Santos, que cruzou rasteiro para Alexandre Pato. O atacante brasileiro chutou e o goleiro Rahmati fez boa defesa, cedendo o escanteio. O jogador do Milan voltou a dar trabalho ao goleiro iraniano aos 12 minutos, ao finalizar da entrada da área para nova defesa de Rahmati.
De tanto insistir, Alexandre Pato marcou o seu gol diante do Irã. Aos 23 minutos, Elias, que entrou no intervalo do confronto, lançou o atacante na grande área. Ele chutou forte, no ângulo direito da meta iraniana e fez o segundo gol brasileiro no amistoso.
Mesmo em ritmo lento, o Brasil conseguiu criar chances de gol no final do jogo. Aos 39 minutos, André Santos avançou até a linha de fundo e cruzou para Nilmar. O atacante chutou colocado e o goleiro Rahmati evitou o gol ao fazer mais uma boa defesa. E o terceiro gol brasileiro saiu aos 46 minutos em nova trama dos dois jogadores. André Santos cruzou e Nilmar, livre, apenas teve o trabalho de empurrar a bola para as redes.
Ficha técnica