Vice-líder e há seis jogos invicto na Série B do Campeonato Brasileiro, o Bahia recebeu nesta terça-feira o Icasa, em partida válida pela 25ª rodada da competição. Com a possibilidade de terminar a rodada na ponta - para isso, precisaria vencer e torcer por um tropeço do Coritiba -, o time baiano decepcionou a torcida que lotou o no Estádio do Pituaçu e perdeu por 4 a 2.
Com o resultado, a equipe permaneceu na segunda colocação, com 44 pontos, podendo ainda ser ultrapassado por América-MG e Figueirense, que jogam logo mais. Como o Coritiba empatou, o Bahia poderia ter assumido a ponta em caso de vitória. Já os visitantes, que conseguiram sua segunda vitória longe de seus domínios, chegaram aos 32 pontos e se afastaram da zona de rebaixamento, ocupando provisoriamente a 13ª posição.
Apesar de jogar fora de casa, o time cearense começou melhor, mas o Bahia logo equilibrou a partida e passou a ter mais posse de bola, sem, no entanto, ameaçar seriamente a meta adversária. Aproveitando as jogadas de contra-ataque, o Icasa saiu da primeira etapa à frente do placar.
Aos 6min, Panda cobrou falta perto da área e mandou por cima, perto do travessão. Aos 30min, o Bahia respondeu e chegou ao gol, mal anulado pela arbitragem. Adriano recebeu passe na área e finalizou forte. Marcelo Pitol espalmou para o meio e Mendes completou para o gol. O árbitro marcou impedimento inexistente e anulou o lance.
Os anfitriões sentiram o golpe e, sete minutos depois, viram o Icasa abrir o placar. Tiago cruzou pelo lado direito e Assisinho, sem marcação, apareceu para chutar por baixo do goleiro Fernando e fazer o primeiro gol do jogo.
O Icasa ampliou aos 43min. Carlinhos tabelou com Júnior Xuxa e recebeu na frente, dentro da grande área pelo lado esquerdo. O jogador chutou cruzado, de primeira, sem chances de defesa para o arqueiro adversário.
O Bahia voltou para a etapa complementar disposto a diminuir a vantagem do rival, mas não demorou muito para ser vazado mais uma vez. Aos 6min, Júnior Xuxa cobrou falta da entrada da área e, com categoria, mandou no ângulo direito, fazendo seu oitavo gol na competição. Decepcionados, muitos torcedores começaram a deixar o Pituaçu.
Aqueles que permaneceram em seus lugares começaram a sonhar com a reação aos 21min. Após escanteio pelo lado direito, a defesa afastou para fora da área, Bruno Octávio mandou de volta e a bola chegou a Adriano, livre de marcação. O jogador dominou, virou e chutou, diminuindo a vantagem dos visitantes.
O gol animou o time baiano, que começou a pressionar e a chegar mais na área adversária. O Icasa, por sua vez, passou a jogar mais fechado e a buscar as jogadas de contra-ataque. Em uma delas, surpreendeu a defesa do Bahia e fez o quarto. Aos 30min, Marciano recebeu lançamento pelo lado direito, entrou na área e apenas rolou para o meio, onde estava Júnior Xuxa, totalmente livre. Mais uma vez mostrando grande talento, o meia deu um leve toque na bola na saída de Fernando, encobrindo o goleiro.
Mesmo abatido, o Bahia ainda tentou fazer o segundo gol, mas passou sufoco com os contra-ataques rivais, que se aproveitavam dos grandes buracos deixados pelo time da casa na defesa. De tanto insistir, o Bahia fez o segundo, em cobrança de pênalti de Morais, aos 42min.
Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o Duque de Caxias no sábado, às 18h30 (de Brasília), em São Januário. No mesmo dia, o Icasa recebe o ASA no Estádio Mauro Sampaio, às 21h.