Em má fase no Campeonato Brasileiro e ainda sem um treinador efetivo, o Vitória recebeu na noite desta quarta-feira o Ceará no Barradão, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma rodada com muitos gols, as duas equipes nordestinas fizeram um jogo fraco tecnicamente e empataram por 0 a 0.
Com o resultado, o time baiano chegou ao sétimo jogo sem vitória na competição e, com 25 pontos e na 14ª colocação, fica a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento. Já a equipe cearense, que na rodada anterior venceu o Santos, está na oitava posição, com 29 pontos.
O primeiro tempo foi marcado pela pouca criatividade. Apesar da correria, nenhuma chance clara de gol foi criada. Forçando as jogadas de bola aérea, o time da casa teve leve superioridade nesse quesito.
Aos 15min, Júnior recebeu na esquerda da grande área de costas para o gol, virou e chutou rasteiro no canto direito, sem assustar o goleiro Michel Alves, que fez a defesa com tranquilidade.
Dez minutos depois, o veterano Ramon cobrou escanteio fechado pelo lado esquerdo e obrigou o arqueiro a mandar para a linha de fundo, oferecendo novo escanteio para os baianos. Na sequência, a defesa cearense afastou o perigo.
Na volta do intervalo, as duas equipes voltaram com mudanças para tentar mudar o panorama da partida. As alterações, no entanto, surtiram pouco efeito, e o confronto continuou sem muita emoção.
Aos 4min, o Vitória abriu o placar, mas o gol foi anulado. Após cruzamento, o goleiro Michel Alves saiu e pegou a bola. Ricardo Silva trombou com o arqueiro, roubou a bola e mandou para o fundo das redes, mas a irregularidade foi marcada por Salvio Spinola.
Com muitos erros de passe, nenhuma equipe conseguia criar algum lance de perigo. Com mais volume de jogo, o time anfitrião tentava explorar as jogadas alçadas na área. O Ceará, bem fechado na marcação, esperava o adversário para sair nos raros contra-ataques.
Aos 37min, Camilo foi lançado e ia entrando sozinho na grande área. Quase em cima da linha, Vanderson fez a falta para matar a jogada e recebeu amarelo. Na cobrança, Ernandes bateu rasteiro, à esquerda de Viáfara.
O lance acabou animando os visitantes, que esboçaram uma reação, saindo mais para o jogo. O anfitrião, por sua vez, continuou insistindo nos lançamentos para a área adversária. O resultado, no entanto, manteve-se o mesmo até o fim.
Na próxima rodada, o Vitória enfrenta o Atlético-MG na Arena do Jacaré, no domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia, o Ceará recebe o Goiás no Estádio Castelão, às 18h30.