O piloto japonês Shoya Tomizawa, que sofreu um grave acidente na manhã deste domingo, na prova de San Marino da Moto2 (categoria de acesso à MotoGP), morreu após ter sido atendido no hospital de Riccione, na Itália, próximo ao circuito de Misano.
Andreas Solaro/AFP |
Shoya Tomizawa no acidente no GP de Santa Monica; clique na imagem e veja mais fotos |
Tomizawa perdeu o controle de sua moto em uma das curvas durante a corrida. Dois pilotos que vinham atrás, Alex de Angelis e Scott Redding, não conseguiram desviar e também caíram.
O piloto japonês chegou, inclusive, a ser atropelado pela moto de De Angelis.
Segundo informações da imprensa italiana, ao dar entrada no hospital, Tomizawa apresentava um quadro gravíssimo, com lesões nas costelas e no crânio, além de hemorragias e uma parada cardíaca.
Tomizawa começou sua carreira em corridas de bicicleta. Em 2006, foi vice-campeão japonês na categoria 125 cc e venceu o prêmio de estreante do ano. Na mesma temporada, fez sua primeira corrida em um Mundial. Em 2007 e 2008, correu o GP do Japão nas categorias 125 e 250 cc. No ano passado, correu toda a temporada das 250 cc, terminando em 17º na tabela.
Este ano, Tomizawa começou a temporada da Moto2 com vitória no Catar e um segundo lugar na Espanha, logo nas duas primeiras provas. Depois, caiu de produção e ocupava a sétima posição na classificação de pilotos.
Shoya Tomizawa tinha 19 anos.