Esporte

SAVEIROS PARTICIPAM DA 41ª EDIÇÃO DA REGATA ARATU-MARAGOJIPE

Vide
| 25/08/2010 às 17:01
Os Saveiros de Vela de Içar da Bahia, algumas das embarcações mais antigas e históricas da costa brasileira e da Baía de Todos-os-Santos, participarão mais uma vez da Regata Aratu-Maragojipe. Na 41ª edição do evento náutico baiano, 15 embarcações atravessarão a baía neste sábado (28), a partir das 9h, e seus tripulantes encontrarão os mais de 2 mil velejadores que participam da regata pelas águas do mar e do rio Paraguaçu.
 
Em 2009, o bicampeão olímpico Torben Grael participou da competição e ficou atrás do saveirista Edvaldo Neto, filho do conhecido "Mestre Memeu", morador da localidade de Coqueiros, em Maragojipe, e especialista na produção das embarcações.
 
Durante os 41 anos da Regata Aratu-Maragojipe, a participação dos saveiros já foi interrompida; mas, há três anos, por iniciativa da Associação Viva Saveiro e do Aratu Iate Clube, as embarcações voltaram a participar do evento. "Não existe uma regata na Baía de Todos-os-Santos sem saveiros. Se tiver um saveiro na imagem, todo mundo sabe onde acontece, mas se não tiver, pode ser em qualquer lugar", afirmou o idealizador da Viva Saveiro, Roberto Bezerra, o "Malaca".
 
De acordo com Malaca, a expectativa para a participação dos saveiros em mais uma edição da regata é a melhor possível. "A Associação Viva Saveiro acabou de receber um prêmio do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela preservação das embarcações. É uma satisfação muito grande poder fazer essa festa ainda mais bonita", disse.
 
Percurso - De acordo com o coordenador da prova, Marcelo Fróes, o percurso feito pelos saveiros é diferente do realizado pelas outras embarcações. "Eles se integram à regata, participam e são premiados como qualquer outro barco, mas o percurso é diferente por conta do desempenho dos saveiros", explica.
 
A saída dos barcos está prevista para às 9h do sábado, a partir da Ribeira. As embarcações fazem a montagem na boia verde, nas proximidades da praia de Inema, e se encontram com os demais competidores na altura de Aratu, por volta das 11h.
 
Além da travessia da Baía de Todos-os-Santos e do rio Paraguaçu, no sábado, os saveiros irão protagonizar outro evento náutico no final de semana. No domingo (29), uma regata apenas com saveiros acontece entre a Ponte de Maragojipe e os Coqueiros, distrito da cidade, com saída prevista para o meio-dia. A travessia contará com os 15 saveiros participantes da Aratu-Maragojipe e será uma homenagem aos dez anos da Reserva Extrativista de Maragojipe, uma das parceiras da Associação Viva Saveiro.