Além dos US$ 100 mil (cerca de R$ 180 mil) que a equipe italiana terá de pagar, o Conselho pode ainda determinar uma outra pena caso julgue que a Ferrari infringiu os regulamentos da FIA. Esta punição pode variar desde uma reprimenda, uma multa maior, a desclassificação da corrida ou, no pior dos cenários, a exclusão do time do Mundial de Construtores.
Esta seria a pior alternativa para a Ferrari, já que os times ganham verbas da entidade de acordo com sua posição no campeonato. Foi exatamente isso que aconteceu com a McLaren em 2007, quando o time inglês foi considerado culpado de espionar os rivais.
cASO seja punida no Conselho Mundial, a escuderia italiana ainda pode recorrer à Corte de Apelações da FIA.
O QUE DIZ O REGULAMENTO
Segundo o artigo 39 da lei que rege a F-1, a prova deve ser decidida dentro dos fatores desportivos, sem interferência de força maior.
"Ordens de equipe que interferem no resultado da corrida são proibidas", diz o texto do regulamento. Assim sendo, uma eventual punição fica a critério da FIA.
A CORRIDA
Massa conseguiu grande largada na prova. Terceiro no grid, ele se aproveitou de uma briga por posições entre Alonso (segundo) e o alemão Sebastian Vettel (pole), da Red Bull, e assumiu a ponta.
Bem na prova, o brasileiro segurou a posição por 49 voltas, com seu colega de equipe em segundo, tentando se aproximar até que veio a mensagem pelo rádio.
Massa, em seguida, diminuiu o ritmo e abriu espaço. Alonso ultrapassou e conduziu o carro até a bandeirada final, com o brasileiro sustentando a segunda posição, à frente de Vettel, que ficou em terceiro.
Ao final, visivelmente constrangidos, Massa e Alonso se cumprimentaram de forma discreta. Na entrevista coletiva oficial, quando perguntado sobre o assunto, o brasileiro foi sucinto: "não preciso dizer nada sobre isso".
A McLaren ficou com a quarta e a quinta posição na corrida, com Lewis Hamilton (ainda líder do Mundial) e Jenson Button, respectivamente.
Mark Webber, da Red Bull, foi sexto; Robert Kubica (Renault) sétimo; Nico Rosberg (Mercedes), oitavo; Michael Schumacher (Mercedes), nono e Vitaly Petrov (Renault), décimo, fecharam a lista dos pilotos que pontuaram.
Após bom rendimento nos treinos, a Williams teve desempenho discreto na corrida, e Rubens Barrichello cruzou a linha de chegada em 12º.
Bruno Senna, da Hispania foi o último entre os que completaram, terminando em 19º, enquanto Lucas di Grassi, da Virgin, abandonou com problemas mecânicos a 17 voltas do fim.