Antes de subir a rampa, os atletas receberam da prefeitura material completo que incluiu skates, capacetes, joelheiras, cotoveleiras, luvas, tênis e camisas. Atleta da modalidade há cinco anos, o jovem Iuri Duque de Caxias, 14 anos, ficou bastante contente com a implantação das aulas de skate no programa da prefeitura. "O skate sofre muito preconceito. É muito bom que a prefeitura esteja valorizando o esporte assim como respeita o futebol, o boxe e tantas outras atividades", disse o garoto. Durante o evento houve ainda disputa da etapa do campeonato Volcom Animais na Pista Tour 2010. Os esportistas locais também participaram da competição, que premiou os vencedores com produtos de skate.
Para o coordenador do PELC/Pronasci, Alexandro Lima, o skate é um esporte de inclusão social assim como os demais oferecidos pelo programa. Ele ressalta que Lauro de Freitas possui uma pista de skate muito boa e que precisa ser bem aproveitada pelos moradores. "Temos um equipamento maravilhoso e vamos explorar para oferecer mais uma atividade a população", comemorou Lima que já pretende ampliar o número de turmas. A turma inicial é formada por 40 alunos que receberão aulas nos finais de semana.
Hoje, o PELC beneficia mais de 1.600 jovens das comunidades de Portão, Vida Nova, Areia Branca, Itinga e Centro. Implementado em Lauro de Freitas pela Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer, foi considerado modelo para outras cidades pelos Ministérios do Esporte e da Justiça. Vinculado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o PELC oferece aulas gratuitas de boxe, skate, futebol, futsal, dança e hapkido, para jovens entre 14 e 25 anos. O programa que atende jovens na faixa de idade que os torna mais visados e vulneráveis à criminalidade, foi formulado pelo Governo Federal para democratizar o acesso e universalizar o direito social às práticas esportivas e de lazer.