vide
Maradona fez o que pode, valorizou demais a equipe, mas, o time era fraco
Foto: EFE
Miudinhas globais:
1. É lamentável que algumas autoridades brasileiras e personalidades da TV e de outros segmentos do Brasil tenham torcido pela Alemanha e estejam a comemorar a vitória contra a Argentina. Esse subdesenvolvimento pátrio, como se os argentinos fossem os maiores inimigos dos brasileiros, é de uma mediocridade incrível. No popular, diz-se que é gosar com o Bráulio alheio o que representa uma falta de grandeza e compreensão do que é o esporte e os nossos vizinhos portenhos, sem limites.
2. Uma coisa é a gozação natural, a brincadeira, a galhofa, e outra coisa é levar a gozação para um sentimento nativista, a cultura de uma inimizade com o povo argentino, como se não fôssemos irmãos do Mercosul e vizinhos no Cone Sul da América. A Argentina perdeu para a Alemanha pelo mesmo motivo que o Brasil perdeu para a Holanda, por falta de futebol.
3. Mas, pelo menos o técnico Maradona e os dirigentes argentinos de sua comissão técnica tiveram a grandeza de cumprimentar os jogadores após a derrota contra a Alemanha, agradcer aos seus atletas, dizer que valeu o esforço, coisa que não aconteceu com Dunga e os dirigentes nacionais com os jogadores do Brasil. Todo mundo que conhece futebol sabia que ambas as seleções não eram as melhores que Brasil e Argentina já constituiram e não existe milagre em futebol.
4. A escola européia, hoje, muito mais organizada e mais preparada físico e tecnicamente é quem domina o futebol mundial e isso está sendo revelado na Copa com Espanha, Holanda e Alemanha nas seminfinais. O Uruguai participa, por méritos, é verdade, mas, também tem um time médio e está fazendo parte desta elite futebolística pela liderança de Forlán e mais dois ou três bons jogadores. E só.
5. Evidente que futebol não tem uma lógica como basquete, volei e outros esportes e o Uruguai pode até ser campeão. Veja que o Paraguai, hoje, com um time apenas esforçado e taticamente perfeito em campo apesar de jogadores de nível médio quase vence a Espanha, não fosse a bobagem de Cardozo perder um pênalti. Mas, é pouco provável que isso aconteça.
6. Em relação ao Brasil veja que o time do Paraguai jogou além das suas forças e competência. Deu o máximo de si. Completamente diferente da seleção de Dunga que, jogou muito aquém do que tinha capacidade de realizar. Faz uma diferença enorme esse amor à camisa, a força de vontade, o respeito às tradições de um país, coisa que não se viu na seleção canarinho.
**
8. Lula completa oito anos de governo sem a conquista de uma Copa do Mundo. Está em turnê programada pela África, por uma dessas coincidências chegando a África do Sul dia 8, mas, sem o gostinho de levantar o caneco.
9. Todos os candidatos a governador passaram no teste de popularidade no desfile ao 2 de Julho. A questão que é chouve, não tinha povo nas ruas, e o desfile foi atropelado pelo jogo Brasil x Alemanha. Nem aplausos; nem vaias.
10. Impressionante como José Serra, feio daquele jeito, apelidado de "Vampiro Brasileiro" tem 45% de preferência de votos das mulheres, contra 30% para Dilma.
11. Em compensação, Dilma ganha na turma GLS e outros gays com 40%; Serra tem 20% e Marina Silva, 20%.
12. A recente pesquisa de Orçamentos Familares do IBGE mostrou que a pobreza no Brasil é menor do que se imaginava. Há uma geração não se vê taxa de desemprego tão baixa, em torno de 7%.
13. Os candidatos a governador que desfilaram no 2 de Julho não usaam guarda-chuva, disse-me o Rasta do Pelô. Ô meu caro! guarda-chuva tira voto.
14. Ironia do destino na crescente onda de violência em Salvador. O senhor Nivaldo Oliveira assassinado em seu bar no Curuzu tinha 20 anos de tenda. O local se chama "Cantinho da Amizade".
15. A Argentina também tem seu Michel Bastos. Chama-se Otamendi. Aliás, esse lateral é ainda pior do que Michel.
16. O STF está colocando o projeto Ficha Limpa na lona.
17. Felipe Melo se diz atleta de Deus. Santo pai!
18. O atropelo ao civismo baiano no 2 de Julho demorou apenas 1h10min, cravados.
19. Que mistério o sumiço dessa ex-namorada do goleiro Bruno, do Flamengo.
20. Angela Merkel, premier alemã, presente na África do Sul e vibrando ao lado do presidente Zuma, da África do Sul, no Alemanha 4x0 Argentina. Agora, tava numa elegência de doer.
21. Kaká diz que o Brasil perdeu nos detalhes. Só uma surra de cansanção.
22. Maradona usou seu amuleto santificado nas mãos e orou bastante. É, meu caro, se isso ganhasse campeonato o Bahia já estava na primeira divisão.
23. Messi, o melhor do mundo, bem marcado e com Tevez ao lado, não poderia render nada.
24. O cartão visa já começou a falar bobagem em sua propaganda na TV dizendo que o Brasil, em casa, no ano de 2014, será imbatível.
25. Certa fez a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, lá não foi a África do Sul.
26. O comentarista Caio, da Globo, diz que a Alemanha é a surpresa da Copa. Só cortando o salário desse camarada. Que bobagem!
27. Taí, a CBF poderia contratar Maradona: e a Federação Argentina, o camarada Dunga.