Esporte

VITÓRIA CHORADA BRASIL PÕE TORCIDA DESCONFIADA, POR ZÉDEJESUSBARRÊTO

vide
| 15/06/2010 às 19:26
Portugal decepciona na estreia e Cristiano Ronaldo (foto) lamenta bola na trave
Foto: REUTERS

Quem esprava uma goleada, para fazer saldo de gols, decepcionou-se.


Com um futebol cauteloso e sem muita imaginação o time de Dunga venceu a ingênua Coreia do Norte graças a um belo chute de linha de fundo de Maicon, que entrou entre o goleiro e o pau da trave, aproveitando uma metida de bola no tempo certo de Elano - 1 x 0; e graças a uma belo lançamento de Robinho, rasteiro e pelo meio da zaga, que encontrou Elano chegando de frente para bater inapelável- 2 x 0. Os dois gols saíram no segundo tempo.


Já no finalzinho, num chutão longo para dentro da área brasileira, Lúcio ficou perdido e um coreano rápido apareceu de cara com Júlio Cesar - 2 x 1. Um placar magro para a diferença de futebol entre o Brasil, penta campeão do mundo, e a isolada Coréia do Norte, que tinha jogadores em lágrimas na hora do hino nacional.

O time de Dunga, como sempre previsível, criou pouco. O primeiro tempo foi infame. O meio de campo lento, se arrastando, Elano sem função, Kaká completamente fora de forma. O time embolava o jogo pelo meio e ficava na marcação coreana. O time asiático defendia-se sempre com cinco zagueiros e uma linha de quatro na frente da zaga, fechando os espaços. O Braisl não tinha jogada de linha de fundo e não conseguiu chutar uma só bola de perigo no gol adversário.


No segundo tempo, o time melhorou um pouco, chutando mais de fora da área e tenatando as jogadas pelas laterais. Mas o placar foi pequeno, decepcionante até.

O Brasil é líder do grupo, já que, na chave, Portugal empatou com o time de Costa do Marfim, o próximo adversário do time canarinho, domingo.


*


Os melhores: Maicon, pela saúde e pelo gol, que desafogou o time; Juan, pela técnica na zaga; Elano, pelo passe para Maicon e pelo belo gol; Robinho, pelo que correu e procurou o jogo, e pelo belo passe para o gol de Elano. Os mais fracos foram Kaká, fora de forma; e Luis Fabiano, pela ansiedade.


*

A torcida festejou, soltou foguetes... mas sem aquele entusiasmo, meio desconfiada.


*

Portugal decepciona


Costa do Marfim me pareceu o melhor, o mais competitivo dos times africanos que vi jogar nesta copa, até então. O mais bem arrumado, sobrando fisicamente. Não conseguiu vencer o badalado time de Portugal, mas teve o controle da bola e do campo o tempo todo num 0 x 0 bom de se ver. Mas as chances de gol foram poucas, de parte a parte.


O melhor de Portugal foi um balaço de Cristiano Ronaldo de fora da área, que balançou a trave. Bem marcado, o astro sumiu em campo. No mais, os brasileiros Deco, fora de ritmo, e o baiano Liedson isolado na frente, correndo muito sem ver a bola.

No time de Costa do Marfim, sem Drogba - ainda sem condições - destacaram-se os irmãos Touré, Eboué e o meia Romaric. É um time que vai dar trabalho e pode se classificar na chave, ao lado do Brasil.


Agora, resta ver a Espanha, nesta quarta.


*