A torcida do Vitória, campeão baiano, anda rindo a toa. Além do título estadual, o time passou pelo Vasco e está bem próximo de fazer uma final de Copa do Brasil. Pode até dormir pensando em um primeiro título nacional de sua história e uma vaga para disputar a Libertadores de América. Sonhos possíveis. Basta o time passar pelo Atlético Goianiense (primeiro jogo é quarta-feira, no Barradão)... e estará disputando o título ; contra o Santos ou Grêmio de Porto Alegre. O torcedor sonha, sonha, mas ...
*
Observando-se com calma e frieza, o Vitória neste sábado fez o seu terceiro jogo seguido com derrotas, em campeonatos diferentes. Não vence há três jogos, essa é a dura verdade.
Perdeu para o Bahia no Barradão ( 2 x 1), sem jogar bem, e teve um atleta expulso. Mas a torcida relevou porque, mesmo perdendo, levou o título baiano, conquistou o tetra.
No meio da semana, pela Copa do Brasil, levou uma surra do Vasco da Gama (3 x 1 ), não atuou bem no São Januário (RJ) e teve outro jogador expulso. Mas a torcida novamente relevou, porque o rubronegro terminou eliminando o Vasco pelo critério de gols marcados no campo adversário - o primeiro jogo foi vencido pelo time baiano no Barradão: 2 x 0. Ou seja, o time está se especializando no ‘perde mas ganha'. Viáfara, o goleiro, foi o principal responsável pelas conquistas: pegou tudo no BaVi, fechou o gol contra o Vasco, lá no Rio, e ainda fez o gol de pênalti que deu vantagem e classificação ao time. Foi chamado de São Viáfara pelo treinador Ricardo Silva.
*
Já nesse sábado, estreando pela Série A do Campeonato Brasileiro, o rubronegro tetracampeão baiano perdeu sua terceira partida seguida: 1 x 0 para o Palmeiras, no Parque Antártica (SP); e novamente teve um jogador expulso, o zagueiro Wallace. Viáfara pegou até pênalti , mas o melhor jogador em campo foi o garoto Reniê, um zagueiro jovem, veloz, bom marcador, cria das divisões de base do clube.
O gol do ‘Verdão' aconteceu aos 33' do segundo tempo, através de Lincoln, que levou a zaga adversária na velocidade e fuzilou.
Tudo bem, é só o começo, mas o time precisa voltar a vencer, senão se acostuma a apanhar, vicia.
Bem, pelo Campeonato Brasileiro, o time enfrenta o Flamengo, sábado, no Barradão. Casa cheia num duelo de rubronegros. Antes, entretanto, pega o Atlético Goianiense, campeão de Goiás, pelas semifinais da Copa do Brasil.
O Atlético, também rubronegro, é aquele mesmo que eliminou o Bahia, pelo mesmo torneio. Os destaques do time de Goiás são o goleiro Márcio e o meia Elias, ambos ex-atletas do Bahia, crias e revelações do tricolor. É bom time, bem entrosado, mas nada que meta medo no Leão de Canabrava. É só não vacilar. O plantel do time baiano parece cansado, exausto com a sequência de jogos. A temporada é dura e é preciso um elenco qualificado para enfrentar o tranco. Três jogos numa semana, com viagens ... haja fôlego e cabeça!
*
Bora Bahêa!
O tricolor, vice-campeão baiano, voltou a demonstrar suas já conhecidas deficiências técnicas, individuais e coletivas, mas arrancou os essenciais três pontos na estréia, na noite de sexta-feira, em Pituaçu, com menos de 8 mil testemunhas. Foi o começo de mais um árduo caminho que tem como objetivo a classificação final para a primeira divisão do futebol brasileiro.
O adversário foi o América de natal (RGN) e o placar foi um minguado 1 x 0, gol de pênalti, convertido pelo atacante Rodrigo Gral, aos 19 min do segundo tempo. O primeiro tempo foi de agonia, com o time visitante fechadinho, marcando bem e explorando com perigo os contragolpes em velocidade. O Bahia, desencontra, errava passes, nada criava e não conseguia penetrar na defensiva adversária. A galera vaiou no intervalo e pedia a substituição do atacante Mendes, apático. Itacaré, a única contratação recente do time, voltou em seu lugar.
Logo nos primeiros minutos da segunda etapa, o América de Natal teve um defensor expulso, por jogo violento e o tricolor acho mais espaço para atacar. Rodrigo Gral, que ao lado de Ávine, destacava-se na partida, foi derrubado dentro da área e definiu. O time até teve condições de ampliar, perdeu gols e meteu duas bolas na trave. Mas o jogo mostrou que são necessários reforços de qualidade e urgentes.
*
O próximo jogo será no sábado, em Minas Gerais, contra o esperto time do Ipatinga, que foi vice-campeão mineiro.
*
Dia 3 de maio expirou-se o prazo definitivo dos organizadores da Copa do mundo 1014, no Brasil, para o início das obras nos estádios onde devem acontecer os jogos.
Aqui em Salvador, a nova arena da Fonte Nova. Nenhum pedreiro, por enquanto, nenhum trator, nada de saco de cimento, picareta... Mas fizeram um cercadinho em torno da velha Fonte Nova, fecharam logo a área das piscinas olímpicas, despejaram Bobô e a turma da Sudesb dos aposentos e ... deram a esse precário tapumamento o desígnio de ‘início das obras', para enganar a torcida.
Cadê a grana? Cobram as empreiteiras. O governo diz que o dinheiro está assegurado, mas não pingou. Sem aparecer a grana, não aparecem os tratores. Assim vão empurrando ...
Quanto às demais obras de infraestrutura urbana e de serviço exigidas... bem, a campanha eleitoral vem aí. O consolo é que em todas as capitais as obras para a Copa 2014 estão atrasadas.
*
Esta semana, dia 11 de maio, tem convocação de Dunga para a Copa da África do Sul que começa nos meados de junho próximo. Será que rola Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Ganso?...
Vamos ter muito blablablá, muito tititi após o anúncio dos 22 que irão à Copa. Nesse instante, cada brasileiro se sente um técnico de futebol.
**