O Santos chegou à final do Paulista pelo segundo ano consecutivo. Em 2009, já com jogadores como Neymar e Paulo Henrique Ganso no elenco, o time da Vila Belmiro foi derrotado pelo Corinthians. Para levar o título desta vez, a política empregada foi a de lembrar e amadurecer com o insucesso do ano passado.
O jogo de hoje foi disputado no estádio do Pacaembu, visando a rentabilidade. O jogo de volta, que seria na Vila Belmiro, casa do time, também será no estádio em São Paulo --manobra criticada por Dorival Júnior. "Dou mais importância a um título do que a alguns trocados a mais", chegou a afirmar o treinador.
Na escalação, o Santos optou por uma postura mais conservadora, aos menos na teoria. O centroavante André ficou no banco, e o meio campo teve quatro componentes: Wesley, Arouca, Marquinhos e Ganso, com Neymar e Robinho na frente.
Já o Santo André chegou à final embalado após deixar os três outros grandes do Estadual --Corinthians, Palmeiras e São Paulo-- na fase de pontos corridos e eliminar o Grêmio Prudente na semifinal.