Pra variar, vai dar BaVi na decisão do campeonato baiano, com o rubronegro, mais uma vez, jogando por dois resultados iguais e com a vantagem de jogar o segundo e decisivo jogo no Barradão, a Toca do leão. Tudo do mesmo jeitinho ... como tem sido nos últimos anos. Até parece armação.
O Vitória arrancou um sofrido empate contra o Camaçari, com um gol quase aos 40 minutos do segundo tempo do atacante artilheiro Júnior, pegando de frente um rebote do goleiro Marcelo, que não segurou um chute longo de Renato. O pessoal do Camaçari, que lutou muito e esteve à frente do placar quase toda a segunda etapa, reclamou bastante da posição de impedimento do artilheiro Júnior no lance, mas o bandeirinha comeu mosca e o gol valeu e terminou classificando o time da casa.
O Camaçari começou bem o jogo, marcando em cima o meio campo rubronegro, criando chances e marcando aos 45' do primeiro tempo, numa cabeçada do meiocampista Murilo.
O time da capital voltou pressionando, incentivado pela torcida, até conseguir o gol salvador.
O Camaçari mostrou-se um time bem treinado por Aroldo Moreira e nos dois jogos contra o Vitória ( 2 x 2 em Camaçari e o 1 x 1 do domingo no Barradão) saiu na frente do marcador, encarando de frente o time da capital.
Destaques para o goleiro Marcelo, o zagueiro Cardoso e o meiocampista Murilo. No Vitória, todos os louros para Júnior, que terminou classificando o time com seu gol de oportunismo.
*
O primeiro jogo decisivo contra o Bahia é domingo, em Pituaçu. Antes, na quarta, o rubronegro baiano vai a Goiânia enfrentar o Goiás pela Copa do Brasil com a vantagem dos 4 x 0 aplicados no meio dessa semana que passou, no Barradão, todos os gols no segundo tempo.
**
Empate no BaBa
Em Pituaçu, diante de mais de 12 mil torcedores do Bahêa e com uma arbitragem trapalhona de Jailson Macedo, os dois Bahias (da Capital e de Feira) empataram de 1 x 1.
O primeiro tempo foi mais favorável ao time da capital que teve o domínio do meio campo e criou as melhores chances de gol. O 1 x 0 saiu numa cabeçada do zagueiro Vagner. Mas no segundo tempo a bola esteve muito mais nos pés dos jogadores feirenses. O Bahia recuou e parecia morto, fisicamente, apenas defendendo-se e dando chutões. A única chance de gol do time da capital foi de Edílson que dominou livre, de cara, e chutou para fora. O Bahia de feira chutou mais, mas o goleiro Fernando esteve bem.
Já no último minuto o meio campo do Bahêa atrapalhou-se mais uma vez numa saída de jogo e entregou a bola de graça para o bom meia Bruninho que driblou o zagueiro Nem e foi derrubado na área. Pênalti que o meia converteu, empatando e definindo um placar mais justo pelo que jogaram os dois times.
No time feirense, destaques para o goleiro Jair, os meias Diones e Bruninho e o atacante Jackson. No Bahia, os melhores foram Marconi, Ávine e Ananias.
Broncas para o árbitro que truncou o jogo, inverteu faltas, inventou outras, distribuiu cartões amarelos à toa, foi vaiado pela torcida e sofreu pressões nos vestiários, no intervalo da partida, desagradando a todos.
O tricolor tem uma semana para arrumar o time que não vem jogando bem, não mostra padrão de jogo e prega fisicamente no segundo tempo, sempre. Se jogar essa bolinha que tem mostrado... o título, mais uma vez, fica no Barradão, com o time de Canabrava.
*
Rio - São Paulo
O Santos está sobrando em São Paulo e vai disputar o título contra o Santo André, depois de vencer mais uma vez o time do São Paulo. A meninada já merece o título.
No Rio, o Botafogo de Joel Santana não deu chance para o Flamengo e venceu a Copa Rio e o título de Campeão carioca de 2010. Todos os méritos para o titio Joel, um treinador das antigas, mas que sabe tudo de bola!
*
Messi X Neymar
Encanta-me o jogo coletivo rápido, objetivo, inteligente e goleador do novo Santos. Também o talento individual, a habilidade e a alegria de jogar bola de Neymar, de Robinho, Ganso...
Como é maravilhoso também ver o Barcelona de Messi, Dani Alves, Xavi, Iniesta.
Esse é o verdadeiro futebol que nos faz recordar times inesquecíveis como o Santos de Pelé, Zito, Coutinho/Toninho, Pepe; ou o Botafogo de Garrincha, Nilton Santos, Amarildo, Didi; o Cruzeiro de Tostão, Dirceu Lopes, Piazza, Natal; o Flamengo de Zico, Leandro, Junior, Andrade, Adílio; ou, porque não, o Bahia de Marito, Alencar, Leo, Mário e Biriba.
Eram times fantásticos, que davam gosto de ver, mesmo que a gente nem torcesse pra eles, só pelo talento dos craques, pela arte, o aprecio do que acontecia no campo de jogo, um espetáculo!
*
Quando o mundo badala e se curva diante da exuberância do jogo de Messi, o craque argentino, eis que aparece o menino Neymar, genial nos seus 18 anos , já um assombro, tão bom quanto ... e, quem sabe, amanhã, ainda melhor que o baixinho ‘hermano'.
Torçamos para que o menino, já um príncipe da bola, não mascare, que não se machuque, que vá apurando cada toque, cada drible, cada ginga, cada lance, cada chute...
E que Dunga, por favor , abra os olhos e o leve já para essa Copa da África, mesmo que seja só para ele apreciar de perto, junto, ganhando cancha, ambientando-se com os mais famosos. Neymar é o nome dele, Dunga !
*
Imagino um jogo pra valer entre Santos e Barcelona. Seria uma sinfonia, uma explosão de arte. Os deuses da bola iriam aplaudir de pé.
*
Chapa quente
Na media em que se aproxima o início dos jogos da Copa do Mundo na África do Sul, o clima aquece e a chapa esquenta por lá, ainda sem o quicar da bola.
Essa semana , em Joanesburgo, numa greve de mais de 130 mil trabalhadores públicos reivindicando 15% de reajuste salarial, viam-se os cartazes com o recado: ‘ Sem dinheiro, Sem Copa!'.
No início desse abril, o rancor racial ganhou as manchetes do mundo após o assassinato do líder extremista branco Eugene Terre'blanche, racista declarado e zangado, morto, segundo as notícias, por empregados negros. Uma brancalha, cheia de ódio, ameaça retaliações contra a negrada que é absoluta maioria no país, hoje ‘pacificado' e sob um governo de negros. Mas a pressão fica no ar.
Como se fosse pouco, os malucos terroristas da sinistra Al Qaeda, não tem um mês, divulgaram uma mensagem ameaçando, com requintes macabros na nota divulgada, um atentado em plena Copa do Mundo, em jogos envolvendo Estados Unidos, Inglaterra, Itália... Deixando todos em ‘alerta geral' e apertando o cerco da segurança durante o evento. Deus é mais e que Alah nos acuda!
Semana finda, um repórter esportivo enviado pelo jornal Estado de São Paulo foi assaltado por nove homens armados em Joanesburgo. E escreveu: " Todos os dias são registrados 50 assassinatos, 100 estupros e 700 assaltos a mão armada" pelas bandas de lá. Cruz credo !
*
Como se vê, vai ser um olho na bola e outro no ‘barril'.
*
Bahia na Copa 2014
Pois que venha !
Nem fez ainda um ano, quando a FIFA escalou as 12 cidades-sede brasileiras da Copa 2014, as estimativas de gastos com os estádios era de 3,7 bilhões. Agora, nem um ano completado do tal anúncio e nada ainda feito nos estádios, o custo estimado já subiu 20 % do valor inicial, sem um tijolo mexido ainda. Veja só.
Na Bahia, por exemplo, previa-se um custo de 320 milhões para se plantar uma nova Fonte Nova, estilo germânico. Agora já se fala em 600 milhões e há quem diga que o novo arenão da ladeira da Fonte Nova não vai ficar pronto por menos de um bi. Quem viver, verá.
*
O prazo limite estabelecido pela FIFA para que as obras, de fato, comecem ... é o dia 3 de maio próximo. No ritmo baiano vigente, tô pagando pra ver o que acontece nessa data marcada.
**