O marasmo da abertura de temporada da F-1 esteve longe de aparecer na segunda corrida da categoria em 2010. Neste domingo, o inglês Jenson Button, da McLaren, venceu o GP da Austrália, em Melbourne, uma prova cheia de alternativas.
Essa foi a primeira vitória do atual campeão mundial em sua nova equipe --era da Brawn, atual Mercedes, em 2009. O polonês Robert Kubica, da Renault, chegou em segundo, e o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, completou o pódio.
Alonso, que venceu a corrida do Bahrein, há duas semanas, chegou em quarto e lidera o campeonato, com 37 pontos. Massa, que tem 33, ocupa a segunda posição
A prova do Bahrein, a primeira da F-1 neste ano, gerou várias reclamações sobre a falta de alternativas e ultrapassagens. Neste domingo, o quadro foi completamente diferente, com mudanças climáticas, estratégias diversas e muita briga por posições
Em comum com a abertura da temporada, apenas o fracasso de Sebastian Vettel. O alemão da Red Bull largou novamente na pole position e, outra vez, teve problemas quando apontava como provável vencedor da corrida. Há duas semanas, o vice-campeão mundial ainda concluiu em quarto. Desta vez, precisou abandonar.
A largada da prova australiana foi dada debaixo de uma fraca chuva, suficiente para fazer com que os carros saíssem com pneus intermediários.
Quem se deu bem na largada foi Massa. O brasileiro da Ferrari pulou da quinta posição para o segundo lugar, atrás apenas de Vettel, que manteve a ponta. Companheiro de Massa e vencedor da abertura a temporada, Alonso tocou em Button e Schumacher, rodou e caiu para o fundo da fila --Schumacher, que precisou ir para os boxes para reparar defeitos da batida, também foi para o fim do grupo.
Devido aos vários incidentes da largada, que tirou Buemi, Hulkenberg e Kobayashi da corrida, o safety car entrou na pista ainda na primeira volta.