Cumprido o prazo de 72 horas solicitado pelos médicos para dar um diagnóstico mais detalhado da situação de Salvador Cabãnas, atingido por um tiro na cabeça na madrugada da última segunda-feira, a equipe responsável pela recuperação do jogador do América-MEX e da seleção paraguaia já comemora a evolução apresentada em seu edema cerebral, apesar de ainda demonstrar bastante preocupação com o estado do atleta.
Segundo os médicos que acompanham o dia-a-dia do atacante, esta quinta-feira representa o melhor dia desde que Cabañas deu entrada no hospital após o ataque sofrido em um bar localizado ao sul da Cidade do México. O neurocirurgião Ernesto Martínez Duart confirmou que o edema cerebral apresentou redução e que o paciente, inclusive, mexeu os braços algumas vezes.
"Segue delicado (o estado de Cabañas), mas está evoluindo com melhores parâmetros", disse o médico. "O edema parece começar a baixar e seus ritmos estão mais estáveis, com alguns movimentos voluntários", completou Duart, que no entanto, tratou de pedir calma e reafirmar a sua preocupação com o caso, que ainda é grave.
"Já começou a mexer espontaneamente as extremidades superiores e isso representa que tem uma melhora. Mas ainda não podemos despertá-lo porque se inquieta muito. Devemos seguir mantendo com oxigenação e alimentação", disse o neurocirurgião.