Estados Unidos, Espanha e Itália são os três principais emissores de visitantes ao estado. Para esse público, as cidades mais cobiçadas são Itaparica, Mata de São João, Itacaré e Ilhéus.
Segundo Leonelli, a Bahia bate a média nacional de atração dos turistas europeus, chegando a 19%, enquanto o Brasil atrai 6,2%. "Os dados são extremamente positivos e mostram que todo o esforço para melhorar a qualidade do atendimento e em infra-estrutura está sendo reconhecido, o que contribui para o movimento da economia baiana".
A grande novidade da pesquisa é que Minas Gerais passou a ser o principal emissor de turistas para a Bahia, seguido de São Paulo. Para a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, esta foi a grande surpresa e fará com que o governo repense algumas estratégias. "Considerávamos Minas Gerais como o terceiro estado emissor, mas a pesquisa nos surpreendeu. Isso fará com que direcionemos mais nossas promoções para os mineiros e europeus também e fazer com que os mineiros possam utilizar mais o espaço aéreo nacional", explicou Emília.
O estudo indicou ainda que a maioria dos turistas que vêm à Bahia (65,4%) já tinha visitado o estado, enquanto 34,6% nunca tinham vindo à Boa Terra. Foi revelado também que a maior parte dos turistas teve suas expectativas correspondidas ou superadas, totalizando mais de 83% das opiniões.
Turismo de negócios
Constatou-se ainda que quase 100% dos visitantes pretendem retornar à Bahia e que 94% deles recomendam o estado a outras pessoas. Quase 47% desses turistas visitam a Bahia a lazer, mas 23,2% estão no estado para a realização de negócios.
O perfil dos turistas que vêm à Bahia também foi pesquisado. Foi mostrado que a predominância é de homens (56,3%) com faixa etária média de 36 anos e com o nível médio completo.
Para esse estudo foram realizadas mais de 16 mil entrevistas diretas junto aos turistas em visita às 11 regiões pesquisadas.
Até agora, já foram investidos no setor R$ 15 milhões e a previsão para este ano é de mais R$ 3 milhões em infra-estrutura turística