Esporte

DEPUTADO MARCELO GUIMARÃES FILHO QUER APROVAR PROJETOS PARA A COPA

vide
| 01/12/2009 às 16:14
 

A presidência da Câmara dos Deputados firmou, na última semana, o compromisso de colocar em pauta os projetos importantes para os setores de turismo e esporte que tenham por objetivo facilitar a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.

De acordo com Michel Temer, a Copa do Mundo e as Olimpíadas serão indutores do turismo nacional. "O País já tem uma atividade turística extraordinária, e é fundamental que os homens públicos estejam engajados nessa atividade", disse.


Os principais projetos que necessitam ser aprovados são: o que regulamenta o mercado de agências de turismo (5120/01); o que facilita a concessão de vistos de turismo para o Brasil (3059/08); e o que reforma a Lei Pelé (5186/05), destinando mais recursos para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para o esporte escolar e universitário e para clubes formadores - tanto de futebol quanto de todos os esportes olímpicos.


O ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse que é hora de os setores do turismo e dos esportes andarem lado a lado. Ele lembra que, com a maior visibilidade do Brasil no exterior, o setor do turismo pode ganhar impulso com a realização bem-feita dos dois eventos.


"Se tivermos inteligência, e teremos, tenho certeza que faremos um bom proveito para difundir os nossos destinos turísticos. Vamos promover um país democrático, estável economicamente, moderno do ponto de vista de gestão de economia, de criação, e de inovação", afirmou.


Já o dep. Marcelo Guimarães Filho (PMDB/BA), que foi Presidente da Comissão que estudou a reformulação da Lei Pelé, acha imprescindível a iniciativa da Câmara: "Temos que nos esforçar para votar esses projetos o quanto antes. Queremos ser modelo de excelência para o mundo em 2014, para isso temos muito trabalho pelo frente. O evento significa uma exposição do País para uma gama de possíveis turistas nunca antes atingida. É necessário reforçar os pontos fortes e melhorar os que precisam de ajustes para a realização de um ano inesquecível para o esporte brasileiro".