O Flamengo começou mal o campeonato mas deu uma arrancada fantástica e é o líder, depois de vencer neste domingo o Corinthians, em Campinas, por 2 x 0, abrindo dois pontos de vantagem sobre os três concorrentes diretos. O time carioca será o campeão se vencer o Grêmio, no Maracanã, com a casa lotada em vermelho e preto.
Têm chances ainda o Internacional de Porto Alegre, que enfrenta o quase rebaixado Santo André, no Beira Rio cheio e colorado. Se o Flamengo vacilar... pode dar Inter. Mas o rival Grêmio poderia frouxar o jogo no Maraca, jogando com time misto contra o Flamengo, só para não dar chance ao Inter. Quem sabe? Coisa de gaúcho.
Outro que voltou ao páreo é o Palmeiras, que enfiou 3 x 1 no Atlético Mineiro, no parque Antártica, com um gol antológico do meia Diego Souza, pegando de voleio quase do meio de campo um rebote do goleiro adversário. Coisa de cinema. Só que o verdão paulista enfrenta na rodada final um desesperado Botafogo carioca, que está na beira do rebaixamento para a segundona. E o jogo é no Engenhão, casa do alvinegro. Vai sair faísca por lá.
Tem chances ainda o São Paulo, que levou uma piaba ( 4 x 2 ) do bom time do Goiás, em Goiânia. O tricolor paulista vem em decadência, mas enfrenta na rodada final o rebaixado Sport do Recife, em casa, Morumbi lotado. Vai dar São Paulo, é a lógica.
Entonces... o Flamengo depende apenas de si próprio. Do talento do veterano sérvio bom de bola Petkovic e dos gols do ‘imperador' Adriano que ficou de fora do jogo contra o Corinthians. O Mengão tem mostrado um futebol competitivo e bem arrumado pelo treinador Andrade, ex-atleta, meiocampista daquele timaço que tinha Zico, Adílio, Leandro, Júnior e companhia. O morro carioca vai ter uma semana de festança e foguetes com o Mengão nas paradas! A Globo já prepara o ôba-ôba.
*
Enquanto isso...
Caem da série A para a sértie B, a famigerada segundona :
O Sport de Recife, o Náutico pernambucano, o Santo André (SP) e mais um ... Botafogo, Coritiba ou Fluminense?
Como se vê, também na rabada da tabela de classificação a última rodada vai ser quente e decisiva. O nosso Bahia vai ter ‘boas companhias' na série B de paroano.
Quem gosta de bola vai ficar de olho olho na telinha no próximo fim de semana. Emoções fortes à vista, alegria de campeão e muito choro e ranger de dentes dos desclassificados. C'est la vie!
*
O nosso (?) Vitorinha, como tem sido praxe, sai de casa e abre as pernas.
Caiu de quatro (a zero), no Maracanã, para o quase rebaixado e exausto Fluminense (RJ), e chega à rodada final a três pontos apenas do grupo de rebaixamento para série B. Uma vergonha!
O time deu uma bela arrancada no início do campeonato, empolgou a torcida e, na segunda etapa do campeonato, caiu assustadoramente de produção. Cavalo paraguaio?
No jogo contra o Flu os jogadores do rubronegro baiano ainda olhavam extasiados para a arquibancada colorida do Maraca quando levaram dois gols em cinco minutos - Fred e Alan. Só então perceberam que o jogo já estava em andamento e começaram a correr um pouco. Até criaram algumas chances de gol mas não fizeram.
Na segunda etapa, o argentino Conca matou a pau e fez os outros dois gols do tricolor carioca, que saiu da zona de rebaixamento, mas ainda periga.
*
No final do jogo, muito tititi mostrando que o clube passa por momentos turbulentos. Jogadores procurando briga, querendo férias; o treinador, já fora do clube, sem saber se voltaria a Salvador para cumprir o último jogo (no Barradão, contra o bom Goiás); o diretor de futebol Jorginho Sampaio não deve mais ficar no clube, brigado com outros diretores; corpo mole, irresponsabilidade profissional...
Enfim, coisas do tal futebol baiano, que precisa repensar o seu futuro.
Ou nos modernizamos pra valer, ou ficaremos décadas nessa mediocridade geral.
Raciocinem: O Vitória começou assustando já no campeonato baiano, jogando uma bolinha de gude. Mas com a chegada de Ramon deu uma arrancada final e foi favorecido com o ‘mole' que o Bahia deu, entregando-lhe o título num jogo tumultuado no Barradão. Em seguida, amarelou na Copa do Brasil; levou goleada na Sulamericana e caiu fora e ...
Até parecia time grande no início do brasileirão, mas... deu pra ruim no final. Timeco!
*
O Bahêa parece que veio aprender a jogar pela segundona já nas rodadas finais.
O suficiente para escapar, raspando, da queda para o inferno, o sub-mundo da terceirona, o que, no parecer da torcida, seria o fundo de um poço sem fim.
Mas a chegada do treinador Bonamigo foi fundamental para a reação final.
Ao lado de Elizeu, Bonamigo deve ficar para o ano de 2010 e os atletas entram de férias mais cedo. Dá tempo para um planejamento melhor, com o aproveitamento de jogadores jovens das divisões de base, a renovação de contrato de meia dúzia desses atletas de aluguel que aprovaram este ano e mais alguns poucos reforços.
A meta, exigência do torcedor devotado e sofrido é o Campeonato Baiano, quebrando a hegemonia do rival Vitória. E, sobretudo, a tão almejada volta à primeira divisão.
Não se pode esquecer o fiasco deste ano.
Em Goiás, no último jogo, tinha faixa na arquibancada de torcedores pedindo a saída da diretoria e um time de respeito.
Queda de diretoria eu não creio, o osso é duro mas não largam.
Mas um time mais qualificado e competitivo é urgente e imperativo. A massa tricolor exige e merece.
A esperança é a última que morre. Mas morre.
*