Esporte

BAHIA E VITÓRIA PRECISAM PENSAR ALTO EM 2010, POR ZÉDEJESUS BARRÊTO

vide
| 22/11/2009 às 22:11
Mais de 83 mil torcedores no Maracanã para ver Flamengo e Goiás, sem gols
Foto:
   O torcedor rubronegro, ressabiado, não foi ‘de com força' ao Barradão, mas o time cumpriu bem o dever de casa e venceu por 2 x 1  o Barueri (SP), nesse domingo, garantindo definitivamente sua continuidade na série A, a primeirona, em 2010.

Gols de Leandro Domingues e Roger, todos no segundo tempo. O gol do Barueri aconteceu no finalzinho, nem assustou.


  O primeiro tempo foi morno. Mas o segundo tempo alegrou a galera, que pediu a continuação do ídolo, o goleiro Viáfara, no clube para a próxima temporada.


 O time vai disputar agora um jogo difícil, no Maracanã, contra um Fluminense (RJ) turbinado, com oito jogos sem perder, e lutando desesperadamente para fugir do rebaixamento. O Flu enfiou 3 x0 no SPORT, na Ilha do Retiro.

Vai ser um jogão de bola e o rubronegro precisa de pontos para garantir sua vaguinha na próxima Copa Sulamericana, um bom consolo.


*

 O São Paulo, mesmo perdendo por 3 x 2 para o Botafogo do Rio, no Engenhão, numa partida disputada e bem jogada, continua na liderança.  Na cola está o Flamengo, que não conseguiu vencer o Goiás, num Maracanã cheio, com quase 90 mil torcedores.  

O Inter encostou no Flamengo e também tem chance.


Há muito não víamos um campeonato nacional tão emocionante na arrancada final.

A cada rodada há quebra de recordes de renda e público.  São jogos emocionantes, brigados em campo.   


*

A seleção brasileira de futebol de areia ( ‘beach-soccer' da Fifa, o antigo baba de praia) tornou-se tetra-campeã mundial. Jogar na areia fofa é mais difícil do que na grama. O espaço é curto, a bola fica nervosa, o piso de areia  ficas cheio de montinhos e as regras são diferentes, facilitam as goleadas.  A habilidade e o domínio de bola contam muito e nisso somos melhores.  Ainda.


*

Ufffa!


Com Pituaçu lotado e festeiro, o Bahêa enfiou 2 x 0 no Guarani de Campinas, sábado à tarde e garantiu sua participação na mesma série B, a segundona, em 2010.

Torcida, jogadores e dirigentes do clube comemoraram como se fosse um título conquistado.  Como apequenou-se o ‘ex-quadrão de aço'!  O jogo agradou.


Ainda resta um jogo para o Bahêea, em Goiânia, no próximo sábado, para cumprir tabela. Os tricolores começam a focar o planejamento para a próxima temporada.

Desde já é preciso traçar metas: vencer um campeonato baiano e retornar à primeira divisão no ano da Copa do Mundo Africana.


Como esse time que vem jogando é basicamente de aluguel, especula-se quem fica e quem sai.  Alguns andam num bom momento e, portanto, estão bem cotados para permanecer no clube: O goleiro Marcelo e seu reserva Fernando; o lateral direito Marcos; o capitão Nem; o paraibano Menezes; o meio-campista marcador Leandro e os atacantes Jael e Nadson. Cerca de 10 atletas das divisões de base com 19, 20 anos vão treinar junto aos profissionais e o treinador Bonamigo está bem cotado junto à diretoria. Elizeu Godoy deve continuar como diretor de futebol.

Esperanças!?


Será que o Bahêa sai desse atoleiro em que está metido desde o século passado?  Já está fedendo!


*

A Copa da África do Sul já tem definidos os 32 times/países que participarão dos jogos, com representantes de todos os continentes.

Os pretendentes que têm ‘cacife' para sonhar com o título são:

O Brasil, claro (se jogar sério estiver com sorte), e a Argentina (se Messi decidir mostrar que é o melhor do mundo e   Maradona mudar de astral) pela América do Sul. Corre por fora o Paraguai, um time sem títulos mas duro de ser batido. 

Entre os europeus, a velha Itália de sempre; a robusta Alemanha; a jovem e clássica Espanha e a simpática e oscilante Inglaterra. O resto é zebra. Suécia e Rússia estão de fora e farão falta pelo bom futebol que sempre praticam.


Quem será o craque da Copa?  Messi, Kaká, Cristiano Ronaldo, Fernando Torres, Xavi...  ou Nilmar, Pato, Luis Fabiano...  

Até abril/maio de paroano, quando acontece a convocação definitiva, muita bola ainda vai rolar. Ronaldinho Gaucho quer  ir. Robinho se recupera?  Juan na zaga ou o jovem Tiago Silva que arrumou a defesa do Milan?     

A escolha é de Dunga (lá ele!).


*

Por falar em Copa do Mundo, a classificação apertada da França deu o que falar. O gol da partida fatal aconteceu depois de uma escancarada ajeitada de bola do atacante Thierry Henry usando o braço e a mão esquerda. O juiz não viu... ou fez que não viu.

O gol valeu ! Fica a pergunta: se fosse o lance contra a França a arbitragem daria o gol?

O Henry, num gesto simpático, consolou os adversários ainda dentro do campo e confessou a infração cometida. Chegou a dizer nos microfones que seria mais justa a anulação do jogo.

Mas o gol valeu e a França classificou, vai a Copa, graças a mão esperta de Henry.

Em campo, o atleta não pensa... se a bola escapa ele mete a mão no reflexo, coisa de jogo. Se colar...     A reflexão ética vem depois, ato consumado, jogo definido.   


Mãe Preta dizia: ‘Dinheiro e jogo é coisa de Exú' !

Quem é baiano sabe o que isso significa.


*

Ainda pensando em Copa do Mundo...

Parece decidido: a velha Fonte Nova será mesmo demolida e implodida, todinha, a partir dos meados do ano que entra...  

Vai render muito assunto na campanha eleitoral  que vai estar ‘pegando fogo' nos meses de julho e agosto /2010.  

Com a saudosa e bela Fonte Nova ‘na chon!' o projeto da nova arena germânica que deverá ser erguida no mesmo local vai  render votos e muitos palpites. 

Quem vai meter a mão na massa, na bucha?  E quem vai ‘de mermo' pagar a conta?


*

Vazou essa semana a notícia de que as diretorias de Bahia e Vitória (???) estão de fato articulando a construção de um novo estádio (tipo arena multi-uso) com cerca de 40 mil lugares, modernidade, apto para a Copa.  Uma ‘luso-arena', estilo Portugal, em terreno próximo de São Cristóvão/Itinga...  Com as cores  BaVi.

As torcidas aprovam?

Se for ‘de vera'...    Que será da nova/velha/fonte nova?  Sai?  E depois da Copa, quem mais vai jogar por lá?

Hum, aí tem coisa!   


*


E as Olimpíadas de 2016 no Brasil...  não nos estimulam a nada? Ninguém pensa na formação de atletas, nada?  Natação, vôlei, basquete, boxe, atletismo... nenhuma perspectiva!    Cadê a Bahia?

Há tempo!