Não fosse a atuação destacada, mais uma vez, do goleiro Viáfara, o escore poderia ser bem maior. O colombiano é meio presepeiro, mas é um goleiraço!
O rubronegro foi dominado todo o primeiro tempo e o gol saiu no sétimo escanteio a favor do Coritiba, aos 21 minutos. Marcelinho Paraíba alçou e o becão Pereira meteu a cabeça.
A etapa derradeira foi mais equilibrada, aberta, o Vitória mais aceso, mas o time paranaense sempre perigoso nos contragolpes.
O time fica em 11º lugar na tabela de classificação e parece satisfeito.
Falta aquele ‘algo mais' no plantel do time baiano para conseguir ficar entre os quatro primeiros e possa se qualificar para a disputa de uma Taça Libertadores de América.
O time vive de lampejos, no Barradão, do tio Ramon Menezes, do meia Leandro Domingues e, sobretudo, dos reflexos do milagreiro Viafara. É muito pouco.
*
Os craques, jogadores decisivos, que vêm fazendo a diferença no campeonato brasileiro são veteranos, em fim de carreira:
Ronalducho (que golaço, o segundo contra o Palmeiras), Marcelinho Paraíba,
Petkovic ( que levantou o Flamengo), Gilberto do Cruzeiro, Ricardinho de volta no Atlético, Ramon Menezes ... e até Marcelinho Carioca! Todos bem passados dos 33.
Isso diz algo?
*
A primeirona, em pontos corridos, está emocionante e disputada palmo-a-palmo nessa arrancada final. Disputam a ponta os paulistas Palmeiras e São Paulo.
Na cola estão Atlético Mineiro, Flamengo, Cruzeiro e o Inter de Porto Alegre.
Na rabada, o precipício para a segundona, a série B, estão o Fluzão do Rio, Sport e Náutico de Pernambuco... certamente parceirinhos do Bahêa na série B, em 2010.
*
Bem...
Isso se o Bahêa não der pra trás na sexta-feira, em Pituaçu, contra o Fortaleza.
Depois da importante vitória ( 1 x 0 ) contra o Juventude, lá na fria serra gaúcha, o tricolor ganhou uma sobrevida. Pode escapar da degola, mas para que continue disputando a série B, nem deve pensar num empate.
Com o treinador Bonamigo, dois atletas ‘da casa' vêm se destacando: o defensor Marcone e o meia Ananias. Juro, tô com saudade de Ávine! ( jovem lateral esquerdo tricolor que foi emprestado ao Santo André e vem jogando como titular, com destaque).
O torcedor, impaciente, às vezes perde a paciência e ‘queima' jogadores novos forjados nas divisões de base.
*
Nos noticiários e cadernos de esporte dos diários baianos, num domingo, nenhuma notícia do Bahia, o time de maior torcida no estado. ??? Quem foi naninha!!!
*
A ‘notícia da semana' do Bahêa foi a ‘língua descontrolada' do presidente do Conselho Deliberativo do clube que, nos microfones, disse que a diretoria andou distribuindo dinheiro para os jogadores de um outro clube, o Bragantino, como um ‘estímulo' para que ganhasse do América de Natal. Assim, o Bahêa se beneficiaria, ultrapassando o time do RGN na tabela de classificação.
Estava de porre ou perdeu o senso? Isso não se faz, até porque os atletas do próprio Bahêa estão com dinheiro atrasado. É falta de respeito com seus profissionais.
Muito menos é assunto para microfones. Irresponsabilidade? Nau à deriva.
Triste Bahêa!
*
Aviso aos navegantes:
A seleção brasileira de futebol sub-20 rebolou, rebolou e deixou escapar o título mundial disputado recentemente na Nigéria, perdendo a final nos pênaltis para a equipe de Gana, que atuou a maior parte do jogo com um jogador a menos em campo.
Esta semana a seleção sub-17, em disputa pelo título mundial, rebolando, rebolando, tomou dois cacetes ( do México e da Suíça) e está praticamente fora da disputa.
Muito jogadorzinho ‘tico-tico-no-fubá', muito esquema tático medroso, muita burrocracia em campo, falta de ousadia, de criatividade, de jogadas de linha de fundo, de vontade de ganhar...
A Copa do Mundo 2010 vem aí, em 2010 na África do Sul. Rebolou, dançou!
*
Por falar em Copa...
Será mesmo que teremos copa na Bahia em 2014?
Essa semana, o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, entidade que cuida junto à FIFA das obras estruturais para a realização da Copa,
o Sr Paulo Godoy entregou ao governador Jaques Wagner um gordo documento oficial contendo os focos de problemas que devem ser resolvidos até 2014.
São muito os problemas expostos.
Os mais graves são: a mobilidade, o transporte urbano, o tráfego; a segurança pública (Deus é mais!) e o saneamento básico.
Mas não é só. Há muito o que fazer no porto marítimo, no aeroporto internacional, na rede de saúde, no setor de energia, de telecomunicações e até das redes hoteleiras.
É uma papelada, um catatau de documentos, de razões, de exigências, de desafios.
Um verdadeiro abacaxi no colo do governador ... e do prefeito também, viu João?
Sim, ainda tem a implosão, demolição, funeral, enterro de toda a Fonte Nova com ginásio e piscinas juntos... e a construção de uma nova arena germânica no mesmo local.
E eu só vejo até agora muito papo. Nenhuma mão de obra. A grana é alta. Vai sair de que cofre, em que condições e como será repartida?
O tempo passa, o tempo voa...
E paroano tem eleição pra presidente, governador, senador... sacumé?