Esporte

FRANCÊS THOMAS RUYNAT É PRIMEIRO VELEJADOR A CHEGAR DA REGATA TRANSAT

vide
| 22/10/2009 às 18:10
Barco do francês Ruynat velejou 38 dias atravessando o Atlântico
Foto: Rita Barreto
O francês Thomas Ruyant foi o primeiro velejador da Regata Transat 6.5 Charente-Maritime a chegar a Salvador, no início da manhã desta quinta-feira (22). Ele deixou mais de 80 embarcações para trás a bordo da Faber France, com 4,87 milhas de vantagem sobre o segundo colocado.

Depois de 38 dias navegando, Ruyant foi recompensado pelo visual da Baía de Todos-os-Santos e se mostrou emocionado com a vitória. "É muito emocionante vencer esta competição. Não é só a aventura da travessia, mas sim a preparação de dois longos anos que se encerra neste dia", afirmou.

O francês  foi recepcionado por representantes do Governo do Estado, além de órgãos de imprensa do seu país e da Bahia. Para o velejador, "a dificuldade para os outros velejadores era concluir a prova, mas a minha era a pressão de vencê-la. Agora, vou esperar minha namorada chegar para dormir em uma cama plana, em terra firme. Mereço descanso", brincou.

O presidente da Grand Pavois, Alain Pochon, empresa que organiza a prova, comemorou o sucesso do evento. Segundo ele, o destino final não poderia ser outro. "Foi muito emocionante essa chegada. Estou muito feliz com a parceria que fizemos com a Bahia. Muito obrigado a todos que estão aqui", falou.

O chefe de gabinete da Secretaria de Turismo do Estado, Antonio Carlos Tramm, ratificou a importância do evento para a Bahia, que será beneficiada em alguns setores da economia.

A organização do evento é composta por mais de 30 pessoas. Além dos integrantes da regata, 250 pessoas, incluindo familiares, deverão chegar à cidade, onde ficarão por um período médio de 15 dias. Jornalistas franceses também acompanham esse trajeto. Segundo a organização, o desafio dos velejadores é percorrer 4.200 milhas náuticas, o equivalente a 7.800 quilômetros. Para se ter uma ideia, seria como ir do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) seguindo em direção ao extremo sul do Uruguai.