As 84 embarcações da Transat 6.5 que saíram neste domingo (13) de La Rochelle, na Franca, já estão a caminho da Baía de Todos-os-Santos. A previsão dos organizadores da regata é que os barcos cheguem no dia 20 de outubro na capital baiana.
Entre tantos lobos do mar em meio aos competidores, o destaque é a velejadora brasileira Izabel Pimentel, única representante do país a participar da regata.
O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, acompanhou a saída dos barcos e destacou que a náutica representa um importante papel na área do turismo, uma vez que os velejadores garantem a entrada de recursos no Estado, o que proporciona geração de renda para a população local.
"A parceria entre Charente Maritime e a Bahia tem na regata apenas a sua face mais visível e vantajosa, ao gerar mídia e levar turistas náuticos para Salvador. Porém, o universo de oportunidades pode e deve ser muito ampliado através de parcerias que acabem por resultar na atração de investimentos para a Bahia e qualificação da mão-de-obra local para o mercado náutico", destaca.
Para alcançar este objetivo, o secretário participou de diversas reuniões durante a sua estada na França. Em um dos encontros foi debatida a possibilidade de criação de incentivos na Bahia e no Brasil, para criação de bases de charters de barcos de lazer. "Estas parcerias deverão acontecer através de join ventures entre empresários franceses e brasileiros e terão como uma de suas finalidades atender ao exigente mercado do turismo náutico internacional", explica Walter Garcia, consultor náutico do Governo do Estado.
Outro assunto discutido na reunião foi a proposta de criação de um centro de desenvolvimento náutico, para o qual está prevista a transferência de conhecimento e tecnologia franceses através de cursos de capacitação que deverão ser criados na Bahia.