Esporte

SALVADOR SEDIA 1ª ETAPA DO CIRCUITO CAIXA DE LUTA DE PRAIA

VIDE
| 07/09/2009 às 19:26

Salvador vai sediar na próxima quinta-feira (10.10), a partir das 9h, na Praia de Armação, a 1ª Etapa do Circuito Caixa de Luta de Praia, ou Beach Wrestling, uma das quatro modalidades da luta olímpica. Nesse tipo de modalidade, o lutador pode atacar as pernas do adversário, sendo o objetivo principal, derrubar seu oponente, ou colocá-lo para fora do círculo na areia. As inscrições, nessa etapa eliminatória, serão feitas antes do horário marcado para o começo da luta.


A etapa de Salvador será uma das três classificatórias do Circuito Caixa, sendo que a final, com os melhores lutadores do Brasil, será realizada, em Dezembro,  na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Como atrativo para a participação dos melhores atletas, a Confederação Brasileira de Lutas Associadas oferece premiação em dinheiro e passagens aéreas.


O principal objetivo do Circuito é divulgar e popularizar a luta olímpica em diferentes locais e setores da sociedade, além de atrair um maior numero de praticantes do esporte no Brasil. As etapas classificatórias serão realizadas na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Os lutadores serão divididos em cinco categorias de peso e gênero (Feminino: até 55kg(Leve) e acima de 55kg(Médio), e Masculino: até 70kg(Leve), até 85kg(Médio) e Absoluto. Os competidores se enfrentarão em sistema de eliminatória simples, seguindo as regras da Luta de praia existente e aprovada pela CBLA. A cada etapa, quatro lutadores são classificados para participarem da etapa final no Rio de Janeiro.


Na etapa final, alem dos lutadores classificados nas eliminatórias, os lutadores campeões brasileiros de luta olímpica, em seus diferentes estilos e categorias, terão a participação garantida, desde que tenham participado de uma das etapas classificatórias.

Também serão convidados atletas de outros países para fazer um desafio internacional contra nossos campeões.


REGRAS E PONTUAÇÃO


As regras da Luta de praia são bem simples para que todos possam participar e seja de fácil compreensão do público.


Os dois lutadores se enfrentam numa luta corporal de 2 minutos, onde o objetivo principal é derrubar o adversário ou retira-lo do circulo de luta. A luta transcorre sempre em pé.


Não são permitidos golpes traumáticos (socos, chutes, joelhadas...) ou qualquer tipo de estrangulamento ou chaves e torções que levem a dores articulares. Também não são validos golpes baixos nem utilizar o uniforme ou a areia durante a luta.


É declarado vencedor o lutador que conquistar 3 pontos ou terminar em vantagem no final do tempo regulamentar.


Recebe um ponto qualquer queda em que o adversário bater com outra parte do corpo na areia que não os pés, as mãos e os joelhos. Também recebe um ponto aquele que fizer o adversário encostar com qualquer parte do corpo fora da área de luta.


É permitido encostar as mãos e os joelhos no chão quando em ataque ou defesa de um golpe.


O árbitro central é o único a tomar decisões e estas são finais e incontestáveis.


Se houver empate no tempo regulamentar, o árbitro central pode decidir pelo lutador mais agressivo ou ordenar mais um (ou vários) período extra de 1 minuto, até que a luta se decida.


O lutador que apresentar comportamento anti-desportivo, poderá ser eliminado do torneio a critério do árbitro ou do diretor do evento.