Esporte

CAMPEONATO BRASILEIRO DE BICICROSS REÚNE VÁRIAS GERAÇÕES EM PIATÃ

Vide
| 07/09/2009 às 16:14
A galera arrepiou com suas "máquinas incrementadas"
Foto: Aristeu Chagas

Crianças, jovens e adultos lotaram a pista construída na praia do Corsário, em Salvador, no último domingo (06), para assistir ao Campeonato Brasileiro de Bicicross. Cerca de 500 atletas de 14 estados do Brasil, divididos em 38 categorias, participaram das competições realizadas desde o último dia quatro.

Com muitos tombos e muita adrenalina, o bicicross, um esporte que já se tornou uma modalidade olímpica, atrai competidores de todas as idades e desperta todos os tipos de sensações. "O bicicross pra mim é adrenalina, é o que me move, eu comecei com cinco anos e hoje me dedico muito nos campeonatos, porque é o que eu gosto mesmo de fazer", declarou Salomão Maia Conrado, de 11 anos, tetra campeão do norte e Nordeste.

Numa parceria com a prefeitura de Salvador, o governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), investiu R$50 mil na preparação do espaço e na divulgação da competição. Segundo a representante da Federação Baiana de Bicicross, Carmen Alves, "nós proporcionamos a melhor estrutura do campeonato brasileiro dos últimos cinco anos. Essa parceria com o Estado e a prefeitura é essencial pra realização do evento, foi um sucesso". Com as expectativas superadas e o apoio do poder público estadual, de acordo com Carmen, a proposta agora é trazer o campeonato mundial para a Bahia.

Para os atletas, competir na Bahia, tem um significado ainda maior. "Eu nunca tinha vindo pra Bahia e nós tivemos uma estrutura perfeita, foi muito boa a competição e terminar com a vitória foi melhor ainda. Mas ficou mais fácil com a pista boa e a organização da prova bem feita", explicou o primeiro colocado da categoria elite, Felipe Blink.

Segundo o governador Jaques Wagner, que fez a entrega dos prêmios da categoria elite, do primeiro ao oitavão colocado, o esporte é um estímulo, principalmente à inclusão social dos jovens baianos. "Não é preciso colocar só polícia na rua, é preciso dar oportunidade aos jovens e o esporte é um dos principais instrumentos isso", afirmou Wagner. Ele garantiu que o Estado vai continuar investindo para trazer os eventos do esporte de grande porte para a Bahia.