Pra começo de conversa, tem o maior clássico do mundo da bola, pela rivalidade e pelas escolas do futebol que jogam: Argentina x Brasil, sábado à noite, pela Tv, em Rosário, no terreno do inimigo, valendo pontos pela classificação para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
Ou seja: é jogo pra pirão!
Em campo, décadas de rivalidade, orgulhos e craques ‘top' de linha, como Kaká e Messi. E tem Agüero, Veron, Mascherano, Tevez... e Robinho, Luis Fabiano, Lúcio,
Julio César...
Fora de campo, a ‘milonga' de Maradona, o ‘enfezamento' de Dunga, a pressão dos ‘hermanos' que precisam da vitória e sabem que os ‘macaquitos' brasileiros estão de bem com a bola e vão pra cima. Vai ser ‘uma guerra' sulamericana boa de ver.
São duas escolas, dois estilos. O brasileiro é mais habilidoso, gosta de correr com a bola, surpreende com passes longos e contra-ataques velozes. O argentino tem técnica apurada, toca mais a bola, busca envolver o adversário para chegar ao gol.
A defesa brasileira é bem melhor do que a argentina, o time canarinho marca mais. O meio campo argentino sabe valorizar a posse de bola com maestria.
Na frente, Messi costuma desequilibrar... mas nós temos o objetivo Kaká, o finalizador Luis Fabiano e ainda Robinho, que se estiver num dia inspirado...
É preciso cuidado com a ‘catimba' do ‘hermanos'. Quando eles se sentem inferiores em campo, costumam apelar, xingar, provocar... para desequilibrar o adversário. Faz parte do show deles. Coisas do tango. Vamos trazê-los pro samba.
Imperdível!
*
No mesmo sábado, à tarde, o Bahêa enfrenta o Ceará, em Fortaleza.
Com novidades: o lateral Diogo, que veio do Corinthians e o frente de zaga Bruno, catarinense. O Ceará está entre os primeiros na classificação geral, é um bom time, difícil de ser batido fora e mais ainda dentro de casa.
Ao Bahia só resta partir pra cima e tentar a vitória para mostrar que ainda está no páreo para subir à Série A este ano, o sonho da torcida.
Haja fé e coramina!
*
No sábado, o Vitória enfrenta o Grêmio, lá em Porto Alegre, onde o time gaúcho costuma golear seus adversários. O time rubronegro fez uma ótima campanha na primeira etapa da competição e caiu de produção nesse começo da segunda fase. O ponto fraco do time tem sido a defesa, muito mexida a cada jogo em função de contusões e cartões. Lá, o Grêmio joga na pressão, com muitas bolas aéreas alçadas na área adversária. É um time duro. O time baiano tem de se fechar bem e explorar a velocidade nos contra-ataques, com Apodí, Neto Berola e os lançamentos de Leandro Domingues.
Não pode recuar, jogar com medo. E vamos torcer para o atacante Roger estar num dia de sorte, acertando as finalizações. Olho na telinha e ouvido no radinho!
*
No meio da semana que vem tem festa verde-amarela em Pituaçu:
Brasil e Chile, valendo pelas eliminatórias para a Copa na África do Sul.
Quem comprou ingresso está rindo à-toa. Sabe-se que tem muito ingresso em mão de cambista, a 200 paus. Sò vai quem tem bala na agulha. Disseram que pra evitar a ação dos cambista iam pedir o CPF na entrada do estádio. Besteira! Por acaso está impresso no bilhete eletrônico o CPF de quem o comprou ?
Vamos ver como se comporta a ‘infra' fora do estádio. O controle do tráfego, a orientação para o estacionamento, o policiamento no entorno, os vendedores ambulantes relocados etc... e a volta pra casa, depois do jogo, na boca da meia noite.
Que o ‘pessoal que trabalha' não queira ‘aparecer' e ponha tudo a perder, crie um caos, como costuma fazê-lo em jogos de casa cheia, no mesmo Pituaçu.
Dentro de campo, só o espetáculo da bola rolando. Há 10 anos o time canarinho não joga em Salvador, daí ... Vai ter muita família, muita juventude no estádio, um público seleto, sem dúvida em função do alto preço do ingresso.
*
No mais, uma brincadeira pro leitor se divertir:
As 10 divindades da bola:
Pelé
A bola escolheu:
É ele !
*
Maradona
Não fosse a coca
Tivesse cuca
Seria um Pelé
*
Garrincha
Brinquedo, negaça
Driblou a bola
Pela cachaça
*
Didi
Com o lado da bota
dizia à pelota:
É ali!
*
Gérson
A métrica no lançamento
Na canhota, o talento
*
Romário
Travessuras com ela
na rede contrária
*
Tostão
Um pisco, um toque
A precisão
*
Zico
Mengo e maraca
num só grito
*
Rivelino
A astúcia do drible
Uma bomba de calibre
*
Nilton Santos
A enciclopédia
Jogava de mantos