Esporte

INFRAERO E POLÍCIA FEDERAL E PM MONTAM OPERAÇÃO ESPECIAL PARA SELEÇÃO

Vide
| 28/08/2009 às 20:39

Infraero, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Polícia Militar começaram a montar nesta sexta feira (28) uma operação especial para o desembarque e embarque das Seleções do Brasil e do Chile, que irão disputar, no dia 9 de setembro, no Estádio de Pituaçu, mais um jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo.

A reunião, que contou com a participação de 27 integrantes da "família Aeroporto", foi realizada no auditório da Infraero, no Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, coordenada pelo diretor de Competições da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto, responsável pela Coordenação Executiva dos Jogos da Seleção.


O superintendente da Infraero, Antonio Nogueira dos Santos, garantiu que as obras de recuperação da pista principal do Aeroporto serão suspensas entre os dias 9 e 10 de setembro, para que as operações de chegada e partida das delegações não sejam afetadas. A Seleção Brasileira chega a Salvador no dia 6, às 6h40, procedente de Rosário, na Argentina, enquanto a Seleção do Chile chega no dia seguinte, às 19h15. "Para o embarque não teremos maiores dificuldades, visto que a Seleção do Chile retorna após o jogo, por volta de 2 horas da madrugada, enquanto os jogadores brasileiros retornam em vôos domésticos diversos", explica o superintendente da Infraero.


PROCEDIMENTOS

Os procedimentos de aduana e de imigração, de responsabilidade da Receita Federal e Polícia Federal, respectivamente, serão mantidos, mas ganharão celeridade. "Vamos receber uma lista antecipada com os nomes dos integrantes das delegações e todos os passaportes serão reunidos em mãos de uma só pessoa. O rigor da lei será o mesmo, mas os ritos serão sumários", explica o chefe da PF no Aeroporto, Marcos Arouca. Nos procedimentos de aduana, os cerca de 2 mil quilos da bagagem das duas delegações serão inspecionadas por amostragem, de acordo com a informação do inspetor-chefe da Receita Federal, João Vicente Velloso Silva.


A Polícia Militar, representada pelo Comandante Geral Cel. Nilton Mascarenhas e por diversos oficiais, explicou que a corporação será responsável pela segurança das delegações depois que elas transpuserem o portão de desembarque. Entre os itens do plano de ação que serão colocados em prática, definiu-se pela colocação de gradis e a formação de um pelotão de policiais para permitir que os jogadores desembarquem com segurança, enquanto  um "corredor baianês" "formado por dezenas de baianas" irá garantir o axé e as bênçãos do Sr. do Bonfim para todos os jogadores.