vide
Para apresentar ao Ministério Público baiano a logística da partida de futebol entre o Brasil e o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, que será realizada no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em Salvador, no próximo dia 9 de setembro, o diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Virgílio Elísio reuniu-se na manhã desta quinta-feira, dia 30, com o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto e com os promotores de Justiça do Consumidor, Olímpio Campinho, e Criminal, José Renato Oliva de Mattos. Na pauta das discussões, além de questões operacionais relacionadas ao evento - que deverão ser aprofundadas amanhã, às 9h, em uma reunião com diversos órgãos no Quartel dos Aflitos -, foram abordados aspectos relacionados à venda dos ingressos do jogo (os valores e a data ainda estão sendo avaliados pela CBF) e à prevenção da violência no estádio.
Virgílio Elísio informou, ainda, ao Ministério Público, sobre uma portaria recente do Ministério do Esporte (a Portaria nº 124, de 17 de julho de 2009) que estabelece novos requisitos para os laudos técnicos de controle das condições de segurança dos estádios desportivos, que passa a exigir um novo laudo, o de vistoria de engenharia, e torna obrigatório o laudo de estabilidade estrutural para os estádios que apresentarem antecedentes de problemas estruturais ou constatação de anomalias com comprometimento estrutural, a fim de que se evitem acidentes como o que ocorreu no Estádio da Fonte Nova em 2007.
"Com este dispositivo, houve uma reformatação dos laudos, criando uma espécie de padronização. Agora, o laudo de segurança será um modelo só para qualquer estado", explicou. Segundo o representante da CBF, a partir de 16 de outubro, todos os estádios que não tenham laudos técnicos em conformidade com as novas regras deverão adequar-se.
Também participaram da reunião o vice-presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Manfredo Lessa Pinto, e o assessor especial da presidência da CBF, Reinaldo Buzzoni