Na lista de convocados para a brasileira sub-17, oito jogadores participaram da conquista do Sul-Americano, no Chile,em abril. Entre eles, o único oriundo de clubes do Norte-Nordeste é Romário, lateral criado nas divisões de base do Vitória. Para Lucho Nizzo, a competição será um bom período de observação, principalmente para os novos convocados. "É um torneio importante e vamos aproveitar para analisar o comportamento dos estreantes".
Segundo o coordenador de excelência de futebol da Sudesb, Sinval Vieira, a presença da seleção brasileira na Copa 2 de Julho reflete a importância da competição em níveis nacional e internacional. "É o principal torneio sub-17 do país e a vinda da seleção destaca o potencial e qualidade técnica". Para ele, Lauro de Freitas é uma sede importante pela proximidade com a capital e o relacionamento da cidade com o futebol. "Todos gostam do esporte nesta cidade".
No Grupo F jogam a seleção local e brasileira, a equipe inglesa AFC Stanford, a seleção de Camaçari, o time profissional Salvador Futebol Clube e o Bahia. 36 equipes participam da Copa, entre elas os times profissionais do Vitoria, Bahia, Salvador, Galicia, Atlantico, ABB, Catuense, Astro, Feirense, Fluminense.
A Copa é realizada pela Federação Baiana de Futebol (FBF) sob a direção técnica e administrativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - SUDESB. Essa é a segunda participação de Lauro de Freitas na Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, que chega à sua terceira edição esse ano
Estádio de Itinga
O estádio Edvaldo Costa Santos, em Itinga recebeu obras emergenciais para poder sediar os jogos da Copa 2 de Julho. De acordo com o coordenador de esportes da Secretaria do Trabalho, Esporte e Lazer, Francisco Canindé, foram feitas melhorias no gramado, nas arquibancadas e na iluminação, que ganha refletores mais potentes. "A gestão se preocupou em ofertar um conforto maior para os jogadores e para a torcida", reitera.