O triunfo foi uma vingança do Vasco, já que o time carioca foi rebaixado no Campeonato Brasileiro do ano passado depois de perder para o Vitória em São Januario por 2 a 0. Para completar a desforra, hoje é o 110º aniversário do clube baiano.
Os vascaínos souberam usar a força de sua casa desde o começo primeiro tempo. Apoiado pela torcida, que cantou durante os 90min, o time carioca manteve a bola no campo de ataque, mas era interrompido pela marcação dos volantes adversários. As melhores jogadas do Vitória vinham com Apodi e Ramon.
Aos 27min, Nilton cobrou falta e a bola sobrou para a defesa do Vitória. Inexplicavelmente, Luciano Almeida passou para Carlos Alberto que, driblou dois zagueiros e abriu o placar em São Januário. O Vasco continuou bem e chegou perto do segundo gol nos chutes de longe de Léo Lima e Ramon.
A sorte vascaína prosseguiu e, aos 44min, Léo Lima chutou errado após cobrança de escanteio, mas a bola sobrou para Elton. Na cara do gol, o atacante só precisou empurrar para o fundo das redes.
O Vitória retornou do intervalo disposto a conseguir o primeiro gol. Aos 2min, Adriano chutou com efeito e por pouco não bateu o goleiro vascaíno. Mas a reação dos visitantes durou pouco. Aos 8min, Paulo Sérgio cobrou falta com estilo e marcou o terceiro gol. Nove minutos depois, em nova cobrança, Nilton bateu forte e venceu o goleiro Viáfara.
Satisfeito com o resultado, o Vasco passou a tocar a bola e a marcar no campo do adversário. O Vitória passou a chutar de longe para tentar descontar, mas os ataques pararam na boa atuação do goleiro Fernando Prass.