Mesmo ainda faltando quatro rodadas e com o Real Madrid ainda tendo chances matemáticas de conquistar o título, os jornais espanhóis decretaram o final do Campeonato Espanhol após a goleada do Barcelona sobre a equipe madrilenha, por 6 a 2, neste sábado.
"Humilhação" e "funeral em Santiago Bernabéu" foram frases recorrentes em diários de Madri, como o Marca e o As, e em jornais catalães, como Mundo Deportivo.
O As trouxe a manchete "Lição magistral do Barcelona para encerrar o campeonato". O jornal madrilenho afirmou que se não fosse o goleiro Casillas, o massacre do Barcelona seria ainda maior no Santiago Bernabéu.
"Um vendaval de futebol passou pelo Santiago Bernabéu e nem um ser não-humano como Casillas foi capaz de frear. O melhor goleiro do mundo teve uma atuação espetacular, mas só diminuiu os danos. A goleada foi insultante e nã foi maior pelas mãos de Iker", afirmou o As.
A capa do Marca traz a frase "Humilhação para sentenciar o campeonato". O diário da capital espanhola destaca a goleada como uma "derrota humilhante" do Real e diz que o jogo não deixou dúvidas de quem é o merecedor do título nacional.
O catalão Mundo Deportivo foi ainda mais longe para falar da goleada da equipe de Josep Guardiola. O jornal lembrou da invasão napoleônica em 2 de maio de 1808, quando os espanhóis iniciaram a guerra peninsular contra os franceses.
"Em 1808, Madri se uniu para derrotar o invasor francês. A heróica conquista daquele 2 de maio não pôde se repetir na capita espanhola 201 anos depois. Outro invasor, o Barcelona, dominou o Santiago Bernabéu com futebol, espetáculo e superioridade manifesta". O Mundo Deportivo destacou ainda que foi a maior goleada da equipe catalã em Madri, desde 1974, quando venceu por 5 a 0.