Virgílio garantiu que o relatório feito por ele será entregue para o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, até a próxima quinta-feira (16) e o parecer da confederação deve demorar pelo menos uma semana. "As questões mais importantes são segurança, conforto e rentabilidade e Pituaçu, por ser um estádio novo, zerado, passa muito bem nesses quesitos", declarou Elísio. Ele afirmou ainda que a Bahia terá tempo para fazer os acertos necessários, pois o jogo só deve ser realizado no mês de outubro e o estádio precisa estar pronto e aprovado pela CBF até um mês antes da partida.
MELHORIAS
Para o Superintendente dos Desportos da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato, os ajustes que deverão ser feitos servirão como melhorias para o estádio. "O que temos a resolver são fatores pontuais e vamos fazer isso dentro de um curto período de tempo, pois vamos apenas melhorar o que já está bom", assegurou. Segundo Nonato, alguns ajustes são necessários, principalmente para o conforto dos atletas.
A inspeção no Estádio de Pituaçu durou cinco horas, sendo avaliadas a infraestrutura e as condições de segurança, acessibilidade e comodidade no equipamento. A visita foi comandada por Virgílio Elísio e acompanhada pelo presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, pelo secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e pelo chefe-de-gabinete do Governador, Fernando Schimit.
A equipe de trabalho seguiu um roteiro técnico utilizado pela CBF para avaliar praças esportivas interessadas em realizar grandes jogos. "O caderno de inspeção segue o padrão da Fifa, possui três capítulos com 15 questões cada um e o relatório final da vistoria deve ficar pronto até o fim de semana", explicou Elísio.
O documento será entregue ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que decide se aprova ou não a realização de uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 em Salvador.
"A expectativa é que não existam problemas e que Pituaçu possa receber a Seleção Brasileira. Estive aqui no jogo de reinauguração. Foi uma visita restrita à tribuna de honra, mas pelo que vi acredito que o estádio seja aprovado", afirmou Elísio. A intenção é que a equipe comandada por Dunga venha à Bahia enfrentar a Venezuela no último jogo das eliminatórias, dia 14 de outubro.
Copa de 2014
Caso Pituaçu for aprovado pela CBF, a Bahia volta a fazer parte do roteiro da Seleção Brasileira. A última vez que a equipe jogou em Salvador foi em 5 de junho de 1999, empatando em dois a dois com a Holanda, na Fonte Nova. Para o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, este vai ser o reencontro da Seleção Brasileira com uma das torcidas mais apaixonadas por futebol no país.
"O jogo das eliminatórias mostra ainda que a Bahia tem capacidade para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. O desafio da Copa é diferente. Implica na construção de um grande estádio e uma série de intervenções, mas Pituaçu é uma demonstração da vontade deste governo em realizar jogos da Copa do Mundo na Bahia", disse Vasconcelos.