Agora o técnico Vanderlei Luxemburgo já soma 15 pontos, um a mais que o Corinthians, que no último sábado empatou por 1 a 1 com a Portuguesa e tem um jogo a mais na tabela. O Santos, por sua vez, permanece com 10 pontos, na quinta posição.
Nos primeiros 10 minutos de jogo, o Palmeiras dominou as principais ações. Os meio-campistas Willians e Cleiton Xavier perderam oportunidades claras de inaugurar o marcador frente a frente com o goleiro Fábio Costa do Santos. O primeiro chutou cruzado para fora, enquanto o segundo tocou por cima do arqueiro e viu a bola passar rente à trave esquerda.
Sem conseguir sair jogando, os Santos erravam muitos passes em seu campo de defesa. Rápido, o Palmeiras encaixava bons contragolpes. Em um deles, os donos da casa conseguiram escanteio pela esquerda. Na cobrança, aos 15min da etapa inicial, Fábio Costa saiu mal, e o zagueiro Edmílson abriu o placar com uma meia bicicleta, quase em cima da linha.
A partir daí, a equipe da Baixada Santista tentou equilibrar o jogo. Fabiano Eller conversou com os companheiros para acertar a defesa. Bem postada, a zaga palmeirense afastava as investidas alvinegras e ligava rapidamente os contra-ataques. Foi assim que chegou logo em seguida ao segundo gol no confronto.
Keirrison invadiu a área e foi derrubado por Fábio Costa. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira assinalou penalidade. Na cobrança o próprio atacante fez, colocando o arqueiro, que recebeu cartão amarelo pelo pênalti, no canto oposto. O jogador, que em 2008 fez sete gols contra o Santos, comemorou como fuzileiro.
Até o intervalo, o time do técnico Márcio Fernandes melhorou. Especialmente em jogadas de bola parada, o Santos levou perigo ao gol de Bruno, que foi obrigado a salvar o Palmeiras em mais de uma oportunidade. Mas foi só pressão o que aconteceu a favor do time da Vila Belmiro na capital paulista.
No retorno para o segundo tempo, o Palmeiras aumentou a vantagem. Em jogada individual de Willians, que chutou forte no canto esquerdo de Fábio Costa, o goleiro santista ofereceu rebote. No meio da área, Keirrison aproveitou e anotou o seu segundo na partida, o quarto no campeonato.
O Santos descontou aos 18min. Madson cruzou da direita, o centroavante Kléber Pereira, que apimentou o clássico ao prometer três gols na última sexta-feira, apareceu sozinho na área e cabeceou no canto esquerdo de Bruno, que até então fazia ótimas defesas diante da pressão santista.
Ao contrário do que poderia acontecer, a partida esfriou. Dono do jogo, o Palmeiras ainda aproveitou para definir a goleada. Aos 39min, Cleiton Xavier encontrou Lenny sozinho na área. Sem marcação, o atacante driblou Fábio Costa e empurrou para a rede, anotando seu quinto gol no campeonato.
SÃO PAULO 2X1 BOTAFOGO DE RIBEIRÃO