Depois de sobrevoar trechos da cidade do Salvador ao lado de dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) na manhã desta sexta-feira, 6, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e presidente do Comitê da Copa no Brasil, Ricardo Teixeira, disse, em uma coletiva para a imprensa, que Salvador tem "boas chances" de ser uma das 12 subsedes da Copa de 2014.
O governador do Estado Jaques Wagner também estava presente e falou sobre a infra-estrutura que a cidade possui para abrigar o campeonato.
O governador destacou ainda que a cidade tem a pretensão de sediar algum jogo das eliminatórias de 2010. Teixeira assegurou que estudará a possibilidade de realizar as eliminatórias na cidade, mas descartou que o próximo jogo, no dia 1º de abril contra o Peru, aconteça em Salvador. Segundo ele, a partida já tem local definido. Como faltam mais três jogos, ele disse que enviará um inspetor da CBF para verificar as condições físicas do Estádio de Pituaçu. A intenção, segundo ele, é verificar se o local possui condições para abrigar o jogo.
COMITIVA
comitiva da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que está visitando 17 cidades brasileiras para escolher as 12 subsedes da Copa de 2014, que será realizada no Brasil, chegou ao Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães por volta das 21h15 desta quinta-feira (5).
Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Thierry Weil, diretor de Marketing da Fifa e mais sete integrantes da comissão técnica de ambas as entidades foram recepcionados com música, pela banda mirim do Olodum, e fitinhas do Senhor do Bonfim distribuídas por baianas estilizadas.
O chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, Fernando Schmidt, coordenador do Grupo de Trabalho da Copa de 2014, o assessor geral de Comunicação do Governo do Estado, Robinson Almeida, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, acompanharam a comitiva.
O grupo chegou de Belém, após visitar Manaus e a capital do Pará, e foi encaminhado para a sala Vip da Infraero, onde assistiram a uma breve apresentação sobre a infraestrutura existente no aeroporto e a prevista no plano diretor de 2015 e 2020.
Foram tratadas questões como a capacidade de operação de vôos internacionais e domésticos, as facilidades de transporte e deslocamento para o centro da cidade, além da mobilidade urbana de Salvador.
Secretários do Estado e do Município também participaram da reunião, na qual estavam Thierry Weil, Carlos de La Corte (consultor de estádio), Dick Wiles e Fulvio Danilos, da Fifa. Os representantes da CBF eram Mário Rosa, Rodrigo Paiva, Alexandre Silveira, Carlos Langoni e Joana Havelange.
Os técnicos quiseram saber se existia a possibilidade de os investimentos para a ampliação da capacidade do aeroporto serem antecipados para que as obras ficassem prontas até o Mundial de 2014. Os representantes dos governos federal e estadual garantiram que sim.
Desta forma, o aeroporto ganharia uma nova pista com 2.400 metros de comprimento e 45 metros de largura. Também seria construída uma nova via a partir do Complexo Viário 2 de Julho para permitir o rápido acesso ao centro de Salvador.
"Se confirmada a escolha de Salvador para subsede da Copa de 2014, esses recursos serão com certeza antecipados", afirmou Denisson Fontes, gerente de segurança da Infraero.