Esporte

IVAN DURÃO ELOGIA OBRA DE PITUAÇU E O RETORNO DO BAHIA À GALERA

vide
| 26/01/2009 às 11:28
Mensagem:

Uma
data para ficar marcada definitivamente no calendário da grande massa de apaixonados torcedores tricolores. O Estádio Roberto Santos, conhecido como Pituaçu foi re-inaugurado em grande estilo e gostaria de tecer alguns comentários sobre tudo aquilo que presenciei e observei na inauguração, bem como sugerir algumas medidas e alertar para outras.

Em primeiro lugar, louvar a beleza da obra e sua qualidade. Bares, sanitários, cadeiras, acessos, saídas, cabines de rádio e televisão, tribuna de honra, gramado, sonorização, tudo muito bem planejado e executado.
 
A festa foi excelente e deixou no imaginário do torcedor que teremos todo o empenho do governo do estado e da prefeitura municipal para viabilizar, definitivamente, aquela praça para utilização de sua capacidade máxima.

A ação articulada dos governos, notadamente a SETIN e a SESP por parte da prefeitura e a Polícia Militar e CONDER por parte do governo estadual, foi excelente. A apresentação dos operários que participaram da obra foi uma ótima idéia, já que, normalmente esses heróis são esquecidos. Justa homenagem!

Outro fato que chamou atenção de todos, gerando muitos aplausos e comentários positivos foi a presença, no gramado, do Governador Jaques Wagner acompanhado da Primeira Dama Fátima Mendonça, que com seu entusiasmo e simpatia passou para todos a sensação de que teremos alguém totalmente comprometida a ajudar a resolver todas as pendências que porventura venham a surgir.

Até que enfim temos um governador e esposa declaradamente tricolor e que gostam do futebol baiano. Vamos concluir os detalhes que faltam como placar, cadeiras, as tais obras complementares para o trânsito e para os pedestres e estar com tudo pronto, já que, tudo indica que 2009 será o ano de voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Quanto ao time, assistimos um Bahia vibrante, ainda sem o natural entrosamento, mas com alguns jogadores com pinta de candidatos a ídolos como Leandro, Élton e Nem pela garra e disposição, características que se identificam com a mística do Bahia; outros como Hélton Luís e Beto parecem que irão emplacar, além de alguns que não estrearam. Só entendo que temos lugar para Ramon Menezes e que Marcelo Ramos encaixaria muito bem no grupo. Mas tudo está indo muito bem.
 
Temos tempo até o inicio do Campeonato da Série B para fazer os ajustes necessários, e temos competência na gestão do futebol para isso. Quanto ao tráfego e o sistema de circulação, a atuação da SET foi eficientíssima; apenas sugiro que se estude a possibilidade de estacionamento ao longo da Av. Pinto de Aguiar, já que, com a implantação de mão única, o volume de tráfego ficou bastante reduzido e essa alternativa não causaria maiores impactos.

Além disso, existe uma área terraplanada na parte baixa, entre a Universidade Católica e o Estádio que poderia ser utilizada como estacionamento, fazendo um tratamento anti-pó, talvez utilizando escória de siderúrgica. A circulação após o jogo foi tranqüila, nada diferente dos finais de semana ensolarados do verão.

Os motoristas precisam aprender a trafegar em dias especiais de eventos em nossa cidade, buscando horários e itinerários alternativos, aliviando, dessa forma, eventuais desgastes em horários específicos. Não tive nenhum problema nem na chegada, por volta das 15:20 hs, nem na saída logo após o jogo.

No mais, parabéns a todos, especialmente a grande torcida do Bahia pela alegria demonstrada e pelo senso de conservação do estádio, afinal, ali é nossa casa; portanto, vamos conservar. Se alguém tentar depredar vamos chamar a polícia!! (Ivan Durão, economista)