Esporte

GRÊMIO VENCE PALMEIRAS EM SÃO PAULO E VITÓRIA PERDE NO BARRADÃO 1X0

Vide
| 09/11/2008 às 20:14
Euforia total na vitória do Grêmio sobre o Palmeiras, em São Paulo, 1x0 (F/Futura Press)
Foto:
   O duelo entre Palmeiras e Grêmio era esperado até algumas rodadas atrás como a "decisão" do Campeonato Brasileiro. Entretanto, ambos entraram em campo neste domingo, no Estádio Palestra Itália para evitar que o São Paulo disparasse na ponta. Pior para os mandantes, que acabaram saindo de campo derrotados por 1 a 0 e viram os gaúchos lhe tomarem a vice-liderança nesta 34ª rodada.

  
   Em Salvador, pra variar, o Vitória perdeu mais uma dentro de casa diante do seu tradicional adversário, o Atlético Mineiro, 1x0. Há seis rodadas que o Leão não consegue 3 pontos e estacionou na tabela. Mais uma vez, Petkovic fez a diferença e deu o passe a Pedro Paulo que não perdoou.

  O Vitória deixou o campo vaiado por sua torcida. Marquinhos e Viáfra, desesperados receberam cartões amarelos. O Vitória joga a próxima partida fora de casa, contra o Atlético Paranaense. Em futebol, nunca se sabe, mas, a tendência é perder novamente. O time do Vitória, tradicionalmente, quando entra nessa trajetória é um desastre.

  PALMEIRAS X GRÊMIO

   Os gaúchos chegam a 63 pontos com a vitória em São Paulo, retomam a segunda colocação na classificação e deixam os paulistas com dois pontos de vantagem na frente.


   Derrota dramática para o Palmeiras, que de vice, acabou prejudicado pela vitória do Cruzeiro e cai para a quarta colocação. Paulistas e mineiros somam 61 pontos, mas o time azul tem uma vitória a mais (19 a 18).


   Até aqui, o Palmeiras havia perdido apenas uma vez no Paletsra Itália dentro do Brasileiro, para o Sport, quando levou 3 a 0 no dia 4 de setembro. A equipe de Vanderlei Luxemburgo enfrentou desfalques importantes em casa: o meio-campista Diego Souza e o atacante Kléber, ambos suspensos.


   O Grêmio, entretanto, entrou sem sua zaga titular, formada por Léo, Rever e Pereira, além do fato do técnico Celso Roth não poder escalar outros nomes de peso do elenco.

Na escalação inicial, Luxemburgo surpreendeu e, apesar de treinar na sexta-feira no esquema 3-5-2, entrou com apenas dois zagueiros (Gustavo e Martinez).

  Léo Lima foi a surpresa no meio-campo para armar as jogadas ao lado de Evandro. Com três zagueiros, o Grêmio demonstrou extrema consistência defensiva.


  O resultado foi uma partida truncada, de jogadas fortes e arbitragem que optou por deixar a bola seguir. A única expulsão aconteceu aos 44min, quando Jean, do Grêmio deixou o braço em Evandro e acabou recebendo o vermelho. Entre trombadas e choques dos jogadores, a primeira vítima foi logo aos 5min, quando Martinez deixou o gramado com a cabeça sangrando e precisou ser atendido pelos médicos.


  PRESSÃO

Apesar da jogadas fortes, ambas as equipes tiveram boas chances, a maioria delas em jogadas de velocidade. A marcação das duas equipes barrou os ataques até os 15min. A partir daí, o Palmeiras passou a pressionar mais e passou a dominar as ações, com jogadas pelo lado do campo.


Mas, curiosamente, as primeiras grandes oportunidades foram gaúchas. Aos 26min, a zaga alviverde cochilou, Marcel recebeu de Reinaldo e, livre na área, finalizou para fora. No minuto seguinte, Souza arrematou da entrada da área e parou em Marcos.


Assim, o Grêmio passou a acreditar na capacidade de marcar um gol. Pouco antes do intervalo, mais um susto aos palmeirenses. Reinaldo recebeu passe de Rafael Carioca e mandou uma bomba. Marcos teve reflexo para desviar a bola a escanteio. A melhor chance dos mandantes no primeiro tempo saiu somente em uma bola parada. Jumar bateu falta de longe e deu trabalho a Victor.


A etapa final teve o equilíbrio como sua tônica. O Palmeiras tinha maior posse de bola, mas encontrava dificuldades para furar a boa marcação do Grêmio, que priorizava o contra-ataque, esperando um erro dos donos da casa.


Com a falta de oportunidades, restou aos técnicos trabalharem e mudarem os ataques. Roth colocou André Luís no lugar de Reinaldo, enquanto Luxemburgo sacou Denilson para apostar em Jorge Preá. Na seqüência, o Palmeiras ficou mais ofensivo com a presença de Maicosuel na vaga de Jumar.


O gol saiu de forma inesperada, após jogada de bola parada, aos 27min do segundo tempo. Tcheco cruzou da esquerda, a bola passou por toda a área, ninguém cortou e entrou no canto esquerdo de Marcos, parado.


O desespero palmeirense foi tão grande após o gol que o goleiro Marcos virou protagonista não pelas defesas, mas sim por se arriscar no ataque mesmo em lances que não eram de bola parada, o que irritou - e muito - o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Na próxima rodada, o Palmeiras tentra voltar a encostar no São Paulo em um duelo direto com o Flamengo, no Maracanã. O Grêmio recebe o Coritiba, no Estádio Olímpico. Ambos os jogos acontecem no próximo domingo.