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HAMILTON É O MAIS JOVEM CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 DE TODOS OS TEMPOS

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| 02/11/2008 às 18:18
Lewis Hamilton é campeão do mundo aos 23 anos de idade (Foto/El País)
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  Com a conquista do título de 2008 da F-1, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, tirou de seu principal desafeto na categoria, o espanhol Fernando Alonso, a marca de piloto mais jovem campeão, ao levar a taça com 23 anos, nove meses e 26 dias. 

  Felipe Massa venceu o GP de São Paulo, fez uma brilhante corrida e por pouco não se sagra campeão. Diz, agora, que vai lutar para ser campeão em 2009.
 

  Hamilton, que poderia ter arrebatado essa marca em 2007, quando perdeu o título na última corrida, finalmente confirmou o recorde justamente no ano em que a categoria conheceu seu mais jovem pole e vencedor --o alemão Sebastian Vettel, 21, que conquistou as marcas no GP da Itália.


  O antigo recorde de Alonso, conquistado também em um GP Brasil, em 2005, era de ter levado o título com 24 anos, dois meses e 17 dias.


  Naquela etapa de Interlagos, o espanhol foi terceiro colocado e ganhou o seu primeiro título mundial pela Renault, quando ainda restavam duas corridas a serem disputadas (Japão e China).


  Neste ano, Hamilton teve maiores dificuldades e não conseguiu confirmar o título por antecipação: teve de chegar na quinta posição no GP Brasil para finalmente comemorar a entrada de seu nome na lista dos vencedores de Mundiais.


 Antes de Hamilton e Alonso, o recorde de campeão mais jovem da F-1 pertenceu a um brasileiro, e por nada menos do que 33 anos.


  Na conquista de seu primeiro título, Emerson Fittipaldi, com a Lotus-Ford, foi campeão no GP da Itália de 1972 com 25 anos, nove meses e 26 dias. Emerson venceu o campeonato com duas corridas de antecipação, antes dos GPs do Canadá e dos Estados Unidos.


  AGRESSIVO
  NA PISTA

  Conhecido na F-1 por sua agressividade nas pistas, o que gerou alguns erros ao longo de sua curta carreira, o inglês Lewis Hamilton conquistou seu primeiro título na categoria tendo como marca a regularidade em 2008, levando a taça apesar de ter uma vitória a menos em relação ao vice-campeão, o brasileiro Felipe Massa.


 Durante a temporada, Hamilton teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China) contra seis de Massa (Bahrein, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil).


O inglês, no entanto, deixou de pontuar em apenas quatro provas (Bahrein, Canadá, França e Japão), contra cinco do brasileiro (Austrália, Malásia, Inglaterra, Hungria e Cingapura).


Em um campeonato marcado pela igualdade e decidido pela diferença de apenas um ponto, isso foi fundamental para o título do britânico, justamente pela performance parecida entre ambos ao longo do ano.


Hamilton e Massa empataram no número de segundo lugares: apenas dois. Hamilton conseguiu três terceiros lugares, contra dois do brasileiro.


O inglês da McLaren também superou o ferrarista no que diz respeito ao número de pole positions: sete, contra seis.


Controvérsia


A segunda metade da temporada de 2008 também foi marcada pelo polêmico GP da Bélgica, 13ª etapa do ano, na qual uma punição a Lewis Hamilton deu a vitória a Felipe Massa.


Horas depois daquela corrida, Hamilton, que havia vencido o GP, foi punido com um acréscimo de 25 segundos em seu tempo final.


Os comissários consideraram que o inglês cortou uma chicane em uma disputa com o finlandês Kimi Raikkonen --que abandonou a corrida-- nas voltas finais, levando vantagem indevida com a manobra. Assim, o inglês caiu do primeiro para o terceiro posto com a penalização.


Com isso, Massa herdou a vitória, e diminuiu a vantagem que seria de oito pontos no campeonato, naquele momento, para apenas dois.