Com a conquista do título de 2008 da F-1, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, tirou de seu principal desafeto na categoria, o espanhol Fernando Alonso, a marca de piloto mais jovem campeão, ao levar a taça com 23 anos, nove meses e 26 dias.
Felipe Massa venceu o GP de São Paulo, fez uma brilhante corrida e por pouco não se sagra campeão. Diz, agora, que vai lutar para ser campeão em 2009.
Hamilton, que poderia ter arrebatado essa marca em 2007, quando perdeu o título na última corrida, finalmente confirmou o recorde justamente no ano em que a categoria conheceu seu mais jovem pole e vencedor --o alemão Sebastian Vettel, 21, que conquistou as marcas no GP da Itália.
O antigo recorde de Alonso, conquistado também em um GP Brasil, em 2005, era de ter levado o título com 24 anos, dois meses e 17 dias.
Naquela etapa de Interlagos, o espanhol foi terceiro colocado e ganhou o seu primeiro título mundial pela Renault, quando ainda restavam duas corridas a serem disputadas (Japão e China).
Neste ano, Hamilton teve maiores dificuldades e não conseguiu confirmar o título por antecipação: teve de chegar na quinta posição no GP Brasil para finalmente comemorar a entrada de seu nome na lista dos vencedores de Mundiais.
Antes de Hamilton e Alonso, o recorde de campeão mais jovem da F-1 pertenceu a um brasileiro, e por nada menos do que 33 anos.
Na conquista de seu primeiro título, Emerson Fittipaldi, com a Lotus-Ford, foi campeão no GP da Itália de 1972 com 25 anos, nove meses e 26 dias. Emerson venceu o campeonato com duas corridas de antecipação, antes dos GPs do Canadá e dos Estados Unidos.
AGRESSIVO
NA PISTA
Conhecido na F-1 por sua agressividade nas pistas, o que gerou alguns erros ao longo de sua curta carreira, o inglês Lewis Hamilton conquistou seu primeiro título na categoria tendo como marca a regularidade em 2008, levando a taça apesar de ter uma vitória a menos em relação ao vice-campeão, o brasileiro Felipe Massa.
Durante a temporada, Hamilton teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China) contra seis de Massa (Bahrein, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil).
O inglês, no entanto, deixou de pontuar em apenas quatro provas (Bahrein, Canadá, França e Japão), contra cinco do brasileiro (Austrália, Malásia, Inglaterra, Hungria e Cingapura).
Em um campeonato marcado pela igualdade e decidido pela diferença de apenas um ponto, isso foi fundamental para o título do britânico, justamente pela performance parecida entre ambos ao longo do ano.
Hamilton e Massa empataram no número de segundo lugares: apenas dois. Hamilton conseguiu três terceiros lugares, contra dois do brasileiro.
O inglês da McLaren também superou o ferrarista no que diz respeito ao número de pole positions: sete, contra seis.
Controvérsia
A segunda metade da temporada de 2008 também foi marcada pelo polêmico GP da Bélgica, 13ª etapa do ano, na qual uma punição a Lewis Hamilton deu a vitória a Felipe Massa.
Horas depois daquela corrida, Hamilton, que havia vencido o GP, foi punido com um acréscimo de 25 segundos em seu tempo final.
Os comissários consideraram que o inglês cortou uma chicane em uma disputa com o finlandês Kimi Raikkonen --que abandonou a corrida-- nas voltas finais, levando vantagem indevida com a manobra. Assim, o inglês caiu do primeiro para o terceiro posto com a penalização.
Com isso, Massa herdou a vitória, e diminuiu a vantagem que seria de oito pontos no campeonato, naquele momento, para apenas dois.