Os treinos tiveram início em 19 de maio, 60 dias antes da estréia no campeonato. O elenco conta com jogadores experientes como Silvio, Fredson, Peu, Leandro Ceará e o meia Melke e já nasceu com uma forte divisão de base. Os meninos que participavam dos campeonatos municipais e intermunicipais estão sendo profissionalizados. No ano que vem eles estarão preparados para integrar o time principal.
O clube conta com o apoio da prefeitura. Os jogadores treinam no Estádio Municipal e ficam alojados na Casa do Atleta onde contam com acompanhamento médico e nutricionista. Os jovens oriundos do time amador fazem todas as refeições junto com os titulares para garantir as mesmas condições físicas nos treinamentos.
MOTIVADOS
Os jogadores profissionais que compõem o time se mostraram motivados principalmente porque encontraram uma estrutura administrativa, técnica e física profissionais. A diretoria e comissão técnica do Madre de Deus S.C é formada por ex-jogadores e profissionais reconhecidos na área. O clube, presidido pelo madre-deusense Hermógenes Alves, é treinado por Sales, campeão brasileiro na década de 80 pelo Bahia.
O diretor de futebol é o ex-jogador Luís Ferreira. Os auxiliares são Ronaldo Bomba e Fernando Febó. O preparador físico é o professor Marailton Jardim, o treinador de goleiros é Fernando (ex-goleiro do Camaçari) e o supervisor Gilmar Fontes. Para coordenar o projeto, o Madre de Deus Sport Clube contou com o trabalho do consultor José Carlos Oliveira, que foi responsável pela formação do time do Colo Colo, de Ilhéus, campeão baiano de 2006.
O Madre de Deus S.C traz no uniforme as cores da cidade; azul e amarelo. O escudo é um Peguari, crustáceo típico da ilha localizada a 63 quilômetros da capital. O mascote é o Cacique Cururupeba que segundo a história defendia a ilha da invasão dos estrangeiros no período colonial.