Depois de viver dois tropeços consecutivos nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B, o Bahia contou com um gol do veterano atacante Marcelo Ramos para vencer o Juventude por 1 a 0 na noite desta terça-feira, no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, e ainda sonha com o acesso à elite do futebol nacional no ano que vem.
Vindo de um empate em seus domínios diante do Ceará e uma derrota por 3 a 0 para o Paraná, em Curitiba, a formação tricolor entrou em campo pressionada pela vitória e teve que suar para deixar o gramado com os três pontos, já que disputou os últimos 15 minutos com um jogador a menos.
Com o resultado diante de seus torcedores, o time de Salvador alcança os 39 pontos e passa a ocupar a nona colocação, apenas uma abaixo do Juventude, que tem a mesma pontuação, mas leva vantagem sobre os baianos nos critérios de desempate.
MARCELO RAMOS
O herói da equipe da casa foi mesmo o veterano artilheiro que, aos 35 anos, anotou o seu quarto gol no torneio nacional. Ídolo no clube, que defendeu entre os anos de 1991 a 1994, Marcelo Ramos também se destacou vestindo as cores de clubes como Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Atlético-PR e do rival Vitória. No exterior, o atacante passou pelo PSV (Holanda), Nagoya Granpus e San Frecce Hiroshima (Japão) e Atlético Nacional (Colômbia).
Nesta noite, o atacante não demorou muito para brilhar e colocar o Bahia em vantagem. Após ver sua equipe levar perigo ao gol defendido por Michel Alves em duas oportunidades, primeiro com Alisson, perdendo chance com o gol vazio, e em seguida com boa defesa do goleiro adversário, Marcelo Ramos tratou de balançar as redes aos 28min.
Bem colocado na área, o centroavante recebeu bom passe na marca do pênalti, teve dificuldades para dominar a bola, mas ainda contou com uma falha de Michel para agir com rapidez e tocar com o peito para o fundo das redes do Juventude.
Após o tento, o Juventude passou a se lançar mais ao ataque e buscar o empate, dominando a maior parte das ações da partida. No entanto, sem conseguir entrar na defesa do Bahia, o time gaúcho passou a sofrer com os contra-ataques, organizados pelo meia Caio.
Dessa forma, a primeira boa oportunidade dos visitantes só veio aos 13min da etapa final, em chute forte de fora da área de Walker, que deu trabalho para o goleiro Fabiano. Cinco minutos depois, em uma das poucas investidas do Bahia no segundo tempo, Marcelo Ramos teve a chance de ampliar, mas parou na defesa de Michel Alves.
Com 31min jogados, o Bahia teve a sua missão dificultada após a expulsão de Luciano Toró, que recebeu o segundo cartão amarelo por falta violenta cometida no meio-campo, aumentando o domínio dos adversários. No entanto, sem conseguir penetrar na área baiana, o Juventude não igualou o marcador e viu ser quebrada a sua seqüência de três jogos sem perder.
No próximo sábado, o Bahia sairá de seus domínios para enfrentar o Avaí no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. No mesmo dia, o Juventude irá ao Machadão, em Natal, medir forças com o América-RN.