Michael Phelps conquistou sua oitava medalha de ouro nos Jogos de Pequim neste domingo. Ao vencer a prova do revezamento 4x100 m medley ao lado da equipe norte-americana com o tempo de 3min29s34, novo recorde mundial, o nadador bateu a marca histórica de Mark Spitz, que ganhou sete ouros na Olimpíada de 1972, em Munique.
Michael Phelps foi o terceiro a nadar na equipe completada por Aaron Peirsol, Brendan Hansen e Jason Lezak. Ele entrou na água no terceiro lugar e saiu na liderança. Com Lezak como último nadador, os Estados Unidos venceram com folga.
A equipe australiana, que contava com o recordista dos 50 m livre, Eamon Sullivan, ficou com a medalha de prata ao completar a prova em 3min30s04. Os japoneses chegaram a liderar com Kosuke Kitajima, mas terminaram no terceiro lugar, com o tempo de 3min31s18.
Na China, Phelps já havia superado Spitz no número de recordes mundiais batidos. Entre 1967 e 1972, o veterano estabeleceu 23 marcas. Michael Phelps, 23 anos, já bateu 26 recordes mundiais em provas individuais. O nadador contabiliza 16 medalhas olímpicas, cinco a mais que o compatriota.
Dono de 14 ouros, Michael Phelps é o maior atleta olímpico da história. Além das oito medalhas douradas conquistadas em Pequim, ele ganhou seis nos Jogos de Atenas, disputados em 2004. Na Grécia, o atleta ainda levou dois bronzes.
Com nove medalhas de ouro, quatro atletas estão cada vez mais atrás de Phelps. A ginasta Larissa Latynina, que competia pela União Soviética, o velocista norte-americano Carl Lewis, o fundista finlandês Paavo Nurmi e o nadador Mark Spitz, dos Estados Unidos, dividem o segundo posto.
Com 16 medalhas olímpicas conquistadas em três edições dos Jogos, Phelps se torna o maior medalhista de toda a história entre os homens. Ao vencer o revezamento 4x100 m medley, ele bateu o ginasta soviético Nikolai Andrianov (7 ouros - 5 pratas - 3 bronzes). O nadador é superado apenas pela ginasta soviética Larissa Latynina, que ganhou 18 medalhas (9-5-4).
Ao lado de Phelps, o ginasta soviético Aleksandr Dityatin (3-4-1) é o atleta que mais ganhou medalhas em uma única edição dos Jogos. No entanto, o nadador norte-americano é o único que conseguiu ganhar oito medalhas em duas edições da Olimpíada (Atenas e Pequim).
Nos três revezamentos (4x200 m livre, 4x100 m medley e 4x100 m livre), a equipe norte-americana estabeleceu novos recordes mundiais. Sozinho, o maior medalhista olímpico da história da natação fez o mesmo nos 400 m medley, 200 m livre, 200 m borboleta e 200 m. Nos 100 m borboleta, ele bateu "apenas" a marca olímpica.
Desta forma, Phelps encerra sua trajetória brilhante nos Jogos de Pequim.