Esporte

GOVERNO E INSTITUTO RONALDINHO GAÚCHO LEVAM 2 MIL JOVENS AO ESPORTE

Vide
| 31/07/2008 às 12:28
A assinatura do protocolo será às 17h, na governadoria, CAB (Foto/Ilustração)
Foto:
  Será assinado nesta quinta-feira, 31, um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e o Instituto Ronaldinho Gaúcho (IRG), com presença do governador Jaques Wagner e representantes do Instituto Ronaldinho Gaúcho.

  O objetivo é a inclusão social por meio do esporte e da profissionalização, com a promoção do "Projeto Jogos da Cidadania - restabelecendo a confiança na cidadania". Serão beneficiadas duas mil crianças e adolescentes de Salvador, com investimento de R$3.8 milhões. 

  PROJETO

 Será viabilizado por intermédio do Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A duração é de 15 meses e os beneficiários serão treinados para práticas esportivas nas modalidades de futebol de campo, futebol de salão, voleibol e basquete.

  Curso de qualificação profissional na área de tecnologia da informação também será executado. As atividades serão desenvolvidas nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) dos bairros de Castelo Branco, Mussurunga, Nordeste de Amaralina, Pernambués e adjacências.

  PÚBLICO-ALVO

  Jovens entre 10 e 17 anos, enquadrados no perfil de risco social, como os contemplados pelo Programa Bolsa Família; com problemas de baixa escolaridade; baixo acesso ao mercado de trabalho; com atividade sexual precoce e de risco; expostos a violência doméstica e urbana; e adolescentes envolvidos em infrações, que cumprem medidas socioeducativas.

  Os meses iniciais do projeto estarão focados na pesquisa socioeconômica junto às famílias, diagnóstico social, seleção dos jovens beneficiários e capacitação da equipe técnica. 

FORMAÇÃO

 Serão realizadas atividades de formação voltadas ao desenvolvimento do jovem enquanto sujeito social, ou seja, enquanto pessoa e cidadão, abordando aspectos relativos às relações da juventude com o semelhante, com outros grupos e com a comunidade em que vivem.

  A intenção, também, é trabalhar conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas às áreas de inserção econômica, social e política.

PROGRAMA
JOVENS BAIANOS

 Tem o objetivo de desenvolver e potencializar habilidades e competências nos jovens para atuarem como agentes de mudanças no contexto social, utilizando os princípios do Protagonismo Juvenil. A metodologia prevê duas vertentes de trabalho, uma no nível institucional contemplando organizações não-governamentais (Ong´s) e escolas; e outra no nível comunitário, no levantamento de diagnóstico local, desenvolvimento de atividades culturais e recreativas, dentre outras, nas quais o monitoramento e a avaliação possibilitarão as correções das possíveis distorções percebidas durante o processo.

ATIVIDADES

  O projeto é desenvolvido durante a semana em cada escola, no turno oposto de matrícula do aluno e envolverá as seguintes atividades educativas complementares nas áreas:

  • Esportiva (torneios de futebol, xadrez, basquete);

  • Arte e cultura (grupo de teatro, de música, de artes plásticas, entre outras.);
  • Tecnologia (informática, fotografia, web design, entre outras.);
  • comunicação (rádio comunitária, jornal escolar);
  • pedagógica (apoio escolar e projetos em desenvolvimento na unidade escolar a exemplo de: produção de texto e leitura, projetos de Educação Ambiental, de Prevenção das DST/AIDS, Drogas, Preservação do Patrimônio, dentre outros);
  • Grupo de discussões e debates (palestras, feiras).

  INSTITUTO
 
  Foi fundado pela família de Ronaldinho Gaúcho, em Porto Alegre (RS). Atua com projetos, tecnologias e ações voltadas ao desenvolvimento humano e inclusão de jovens, adultos e famílias, por meio do esporte, saúde, educação, cultura, lazer e ecologia. O objetivo da entidade é preparar crianças e adolescentes para que eles colaborem com o processo de transformação da realidade de exclusão social.