Esporte

VITÓRIA DERRAPA NO FINAL, PERDE PARA O FLU E FLAMENGO LEVA MELHOR

Vide
| 12/07/2008 às 20:25
Dodô perdeu um penâlti, mas depois se redimiu e fez um gol (Foto/Terra)
Foto:

   Depois de ter desperdiçado um pênalti na etapa inicial do confronto deste sábado, o atacante Dodô conseguiu se redimir ao marcar no segundo tempo e garantir a virada do Fluminense sobre o Vitória por 2 a 1 no Maracanã, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O resultado confirma a reação do time tricolor após ter perdido a decisão da Libertadores da América contra a LDU, nos pênaltis. Depois do vice-campeonato sul-americano, o clube das Laranjeiras já soma duas vitórias consecutivas e deixa provisoriamente a lanterna da competição nacional.


Recuperado do trauma vivido há mais de uma semana, o Fluminense já soma nove pontos e ultrapassa Ipatinga e Santos na classificação. Mesmo permanecendo na zona de rebaixamento, a equipe carioca fica mais perto da salvação, já que ocupa agora a 17ª posição.


Já o Vitória, que faz boa campanha neste início de Brasileiro, viu cair uma série de quatro triunfos consecutivos e seis jogos de invencibilidade. Com 20 pontos, a equipe permanece na vice-liderança, mas pode ser ultrapassada neste domingo, quando acontece a seqüência da rodada.


FLU MELHOR

Ainda buscando a recuperação após a derrota para a sensação equatoriana, o Fluminense começou a partida impondo o seu ritmo para sair da incômoda lanterna da competição. Mas a primeira chance de gol aconteceu do lado do Vitória.


Com apenas 2 min de jogo, Ramón bateu falta com categoria e viu grande defesa feita pelo goleiro Ricardo Berna, que substituiu o titular Fernando Henrique, suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo.


Mas na seqüência, quatro minutos depois, o Fluminense teve grande chance de abrir o placar nos pés de Dodô. Depois de subida pela esquerda do lateral Júnior César, a bola pegou no braço de Marco Aurélio após cruzamento e o árbitro anotou o pênalti. Porém na cobrança, o atacante chutou mal e colocou para fora.


Sem desanimar, o Fluminense voltou a ameaçar a meta de Viáfara aos 21min, quando Thiago Neves arriscou chute de fora da área e viu a bola subir muito. Na resposta, o goleiro do time carioca salvou a equipe novamente em lance em que Marquinhos saiu livre após ótimo lançamento de Ramón.


Com maior domínio, o time das Laranjeiras apostava nas jogadas com o centroavante Washington. Na primeira, aos 31min, a torcida tricolor reclamou de novo pênalti de Anderson Martins sobre o atacante, que desta vez não foi marcado pelo árbitro. No minuto seguinte, o camisa nove desperdiçou chance clara depois de receber bom lançamento, mas dominou mal e concluiu para fora.


Antes do final da primeira etapa, Dodô quase se redime do pênalti perdido ao fazer grande jogada individual na área. O atacante passou entre dois marcadores, mas, desequilibrado, chutou fraco e facilitou a defesa de Viáfara.


No entanto, quem conseguiu abrir o placar na volta dos vestiários foi a equipe de Salvador. Com 12min após o reinício, novamente Ramón levou o Vitória ao ataque e deixou Marquinhos em boas condições. Na frente de Berna, o camisa 11 teve tranqüilidade para tocar no canto e colocar os visitantes em vantagem.


Após sofrer o gol, o técnico Renato Gaúcho promoveu as entradas de Tartá e Somália nas vagas de Fabinho e Washington, que deixaram o gramado sob as vaias da torcida tricolor. Porém, aos 26min, os protestos vindos das arquibancadas transformaram-se em comemoração após o empate, que saiu nos pés do lateral Rafael.


Em cobrança de falta ensaiada pelo lado direito, Thiago Neves lançou o Thiago Silva dentro da área. Bem posicionado, o zagueiro fez boa jogada ao cortar a marcação e bater para o gol, mas viu a defesa adversária salvar em cima da linha. No rebote, Rafael dominou e só empurrou para as redes.


Com o gol, o Fluminense ampliou o domínio e iniciou grande pressão nos adversários. Três minutos depois, o argentino Conca arriscou de fora da área, mas foi parado por boa intervenção de Viáfara, que se esticou para evitar a virada carioca.

Porém, aos 37min, o goleiro da formação baiana não pôde impedir o segundo gol dos cariocas. Apagado na partida, o atacante Dodô se redimiu com os torcedores após ser lançado em profundidade e dar um leve toque na saída de Viáfara, garantindo os três pontos ao Fluminense.


Na próxima quarta-feira, quando será disputada a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense irá a capital paulista para enfrentar o Palmeiras no Palestra Itália. No mesmo dia, o Vitória receberá o São Paulo no Estádio Barradão.