Ao fim da longa batalha, o número dois do mundo levou a melhor por 3 sets a 2, parciais de 6/4, 6/4, 6/7 (5/7), 6/7 (8/10) e 9/7. Após a partida, que ficará marcada como uma das grandes decisões do tradicional torneio inglês, o campeão não escondeu a emoção e desfilou com a bandeira da Espanha.
Nadal se tornou o primeiro tenista a vencer Roland Garros e Wimbledon na mesma temporada desde 1980, quando Bjorn Borg conseguiu a façanha. O sueco (1978, 1979 e 1980) e o australiano Rod Laver (1969) eram os únicos a terem obtido o feito na era aberta do tênis.
Federer, por sua vez, perdeu a chance de igualar o recorde de conquistas consecutivas nas quadras de grama britânica. Ainda no século XIX, entre 1881 e 1886, o britânico William Renshaw venceu a competição por seis vezes seguidas. Ele ainda triunfaria em1889.
Após impedir o sexto título em Wimbledon e a 13ª conquista de Federer em Grand Slams, Nadal reverenciou o vice-campeão. "Sinto-me honrado por estar nesta posição, pois enfrentei o melhor tenista da história", declarou o espanhol, que agora coleciona cinco troféus de campeão em torneios major.
O vice-campeão também rasgou elogios ao adversário. "Estou na melhor quadra, contra o pior adversário", disse Roger Federer, antes de, com um aviso ao vencedor, arrancar aplausos do público que lotava a quadra central do All England Lawn Club: "Estarei de volta no próximo ano".