Enquanto Tardelli foi o autor do gol que decidiu o primeiro turno do Campeonato Carioca nos acréscimos, contra o mesmo Botafogo, Obina já havia saído do banco no primeiro confronto, no último domingo, e marcado o único gol do jogo.
Com a conquista, o time da Gávea chegou ao seu 30º título estadual e, de quebra, igualou o número de conquistas do Fluminense no regional, maior vencedor até então.
A partida começou bastante movimentada, com as duas equipes tentando o gol nos instantes iniciais. Logo com 7min após o apito inicial, o meia Lúcio Flávio iniciou o confronto com o goleiro Bruno e obrigou o camisa um flamenguista a trabalhar bem depois de cobrança de falta.
A resposta da formação da Gávea veio cinco minutos mais tarde em jogada iniciada por Marcinho. Em velocidade, o atacante avançou pela direita e cruzou rasteiro para Ibson, que apareceu livre na segunda trave, mas não conseguiu finalizar e perdeu boa chance.
Porém, o confronto entre o camisa dez botafoguense e o arqueiro rubro-negro voltou a acontecer aos 22min, quando Lúcio Flávio levantou bola para a área em cobrança de falta, ninguém conseguiu desviar e acabou enganando o goleiro Bruno, que falhou feio no lance.
Em desvantagem no marcador, o time do técnico Joel Santana foi para cima e quase conseguiu o empate em seguida. Após cobrança de falta do meia Ibson e pequena confusão na área alvinegra, Cristian pegou rebote e obrigou o jovem goleiro Renan a fazer boa defesa e salvar o Botafogo.
Porém, na volta do intervalo, mais ofensivo, o Flamengo conseguiu chegar ao empate. Com as entradas dos atacantes Diego Tardelli e Obina nas vagas de Cristian e Ibson, o empate não demorou a sair e incendiou a torcida rubro-negra no Maracanã.
Com apenas 3min jogados na segunda etapa, Juan cobrou falta da meia direita e novamente Obina voltou a ser decisivo ao desviar de cabeça na pequena área e tirar do goleiro Renan.
Com o empate no placar, o Botafogo voltou a tentar o gol com o atacante Jorge Henrique, que arriscou forte da entrada da área e obrigou o goleiro Bruno a se esticar e espalmar por cima do gol, se redimindo da falha no gol alvinegro.
O empate logo no início deixou a partida ainda mais aberta e no minuto seguinte Diego Tardelli quase marca um belo gol. O atacante passou pela marcação e tentou encobrir o goleiro adversário, que se esforçou e conseguiu salvar a virada.
Tentando confirmar o bicampeonato, o Flamengo chegou perto do segundo aos 20min, quando Obina serviu Marcinho dentro da área. Bem marcado, o atacante chutou prensado e viu a bola bater na trave esquerda de Renan. A resposta veio logo em seguida, quando Bruno defendeu um chute de Lucio Flavio que havia desvido na defesa.
Quando o time de General Severiano já estava com dez jogadores, após a expulsão do zagueiro Renato Silva por falta dura em Juan, o Flamengo conseguiu chegar ao segundo com Tardelli e confirmar o título. Aos 36min, o herói da Taça Guanabara recebeu bom passe do lateral-esquerdo e finalizou de primeira para as redes.
OUTROS CAMPEÕES
No Rio Grande do Sul, o Internacional venceu o Juventude por 8x1 e é o campeão.
Em Minas, o Cruzeiro venceu novamente o Atlético por 1x0 e confirmou o campeonato.
Em Goiás, o Itumbiara venceu o Goiás por 3x0 no Serra Dourada e conquistou o campeonato goiano pela primeira vez.
No Ceará,o Fortaleza virou contra o Icasa (4x2) e se sagrou bicampeão cearense.