O tento marcado pelo xodó da torcida flamenguista saiu três minutos após sua entrada na vaga de Ibson e dá ao time rubro-negro o direito de jogar pelo empate no próximo domingo para conquistar o bicampeonato estadual.
O resultado também serve para dar tranqüilidade para os comandados do técnico Joel Santana, que enfrentarão o desgaste da viagem ao México, onde nesta quarta-feira a equipe encara o América pelas oitavas-de-final da Libertadores da América.
Sem poder contar com os machucados Castillo e Triguinho e com os suspensos Jorge Henrique e Alessandro, o técnico Cuca apostou na escalação do volante Túlio Souza fazendo a função de lateral-direito do Botafogo.
Porém, como o jogador recebeu o cartão amarelo com apenas 2min de jogo, o treinador foi obrigado a mudar os seus planos e fazer a primeira substituição antes mesmo dos 20min, promovendo a entrada de Eduardo.
LANCES
O primeiro tempo da partida foi marcado pelo equilíbrio entre as duas equipes, com as marcações prevalecendo sobre os setores de criação na maioria das vezes. Dessa forma, a primeira grande chance do jogo só ocorreu aos 24min, quando o centroavante Souza dominou na área e chutou forte, exigindo boa defesa do jovem goleiro Renan.
O time de Joel Santana voltou a levar perigo aos 43min de jogo, quando Toró fez bom lançamento para o atacante Marcinho, que invadiu a área pela direita e bateu cruzado para nova intervenção do arqueiro botafoguense, que evitou a abertura do placar no Maracanã.
O camisa um parecia não sentir o peso de substituir Castillo na decisão e voltou a salvar o time alvinegro no primeiro minutos após o intervalo. Após cruzamento de Marcinho pela direita, novamente Souza duelou com Renan e levou a pior, parando em grande defesa do jogador de apenas 18 anos.
No minuto seguinte veio a resposta do time de General Severiano. O artilheiro Wellington Paulista arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e sobrou para Zé Carlos que, em posição de impedimento, completou para as redes. O árbitro paralisou a jogada e anulou o lance para frustração dos botafoguenses.
Aos 19min, o goleiro botafoguense voltou a evitar gol do time da Gávea ao espalmar forte chute de Marcinho. Mas aos 28min, o Botafogo devolveu e assustou o goleiro Bruno, que viu a sua trave ser carimbada em um arremate de Eduardo.
Porém, quando a partida estava se encaminhando para um empate sem gols, brilhou a estrela do técnico Joel Santana, que viu a sua equipe abrir o placar em uma jogada que envolveu dois atletas que entraram no decorrer do jogo.
Com 34min jogados, o lateral Leonardo Moura iniciou rápido contra-ataque e lançou Diego Tardelli na direita, que havia entrado no lugar do meia Kléberson. O atacante avançou e chutou cruzado, encontrando Obina na segunda trave, que só empurrou para as redes e marcou o seu quinto gol no campeonato.
Nos minutos finais, o Flamengo conseguiu segurar o início de pressão do Botafogo, que apostava nas bolas paradas de Lúcio Flávio, e garantiu a vantagem para a decisão do próximo domingo, novamente no Maracanã.